O terceiro episódio de The Last of Us chegou à HBO e HBO Max na noite deste domingo (29), continuando a aventura de Joel e Ellie, mas ao mesmo tempo elevando o foco em dois novos personagens: Bill e Frank.
ATENÇÃO: o texto pode conter spoilers dos três primeiros episódios de The Last of Us.
Após o final bombástico do episódio 2, em que nos despedimos de uma personagem de destaque, Joel e Ellie seguiram sua jornada por um país pós-apocalíptico. Com os dois se vendo obrigados a interagir mais, temos acesso a alguns diálogos bem marcantes, que mostram um pouco mais da personalidade deles.
Joel parece surpreendido, e até mesmo impressionado, com a forma de pensar de Ellie na primeira interação dos dois no episódio. Ellie mostra seu espírito em alguns momentos rebelde, explorando um mundo totalmente novo para a jovem.
Diferentemente dos dois primeiros capítulos desta história, o episódio 3 começa no tempo presente, e não no começo do surto que destruiu o mundo. O que não quer dizer que flashbacks não existam no episódio.
Muito pelo contrário, eles acabam se tornando regra, ao conhecermos Bill e Frank. Como alguém que nunca jogou The Last of Us, fui tentar descobrir mais sobre estes personagens na perspectiva do game, e notei que este é um dos pontos em que a série diverge do material original, dando mais espaço para personagens secundários.
Isto porque, apesar de apenas Bill ter um papel no game, e Frank ser apenas uma presença do passado, a dupla de sobreviventes do surto rouba o episódio, que é basicamente inteiro sobre eles. A série explora de maneira impecável como Bill criou seu espaço seguro em meio ao caos, e como Frank caiu (literalmente) nele, assim como o estabelecimento da relação dos dois.
É este desenvolvimento de uma relação que torna este um episódio bonito, apesar de tudo de ruim que acontece ao redor do cercado, e às vezes até mesmo dentro dele. O game já dava a entender que Bill e Frank podiam ser um casal, e a série explora isso e mostra como eles viveram anos e mais anos juntos.
Este é um dos pontos que diferencia The Last of Us de outras adaptações, que muitas vezes investem muito na ação e se esquecem de desenvolver seus personagens. Ficarmos apenas restritos à jornada de Joel e Ellie funciona nos games, mas era preciso expandir, e os criadores fizeram isto com maestria, apresentando novos personagens complexos.
A dupla de atores Nick Offerman, que interpreta Bill, e Murray Bartlett, o intérprete de Frank, apresentam um belo retrato da dupla de personagens. Offerman em especial, ao mostrar um Bill antes e depois de Frank.
O episódio parece divergir bastante do game, mas não deixa de ser um retrato interessante que traz uma leveza importante, e ao mesmo tempo se envolve com a história de Joel e Ellie. De um jeito ou de outro, Bill e Frank são uma peça fundamental para ajudar os dois a seguir em frente.
Os três primeiros episódios de The Last of Us estão disponíveis na HBO Max. O episódio quatro estreia no próximo domingo (5) às 23h, na HBO e HBO Max.
Fonte: Olhar Digital