O MEC (Ministério da Educação) antecipou a divulgação das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 na PĂĄgina do Participante. Inicialmente, elas seriam divulgadas na segunda-feira (13), mas, na quarta-feira (8), o ministro da Educação, Camilo Santana, informou sobre a mudança.
O Enem permite ao participante utilizar sua nota para entrar em diversas universidades privadas e pĂșblicas, além de universidades internacionais, bem como participar de programas do governo: Sisu, Prouni e Fies.
A seguir, uma explicação do que é e quando e como vocĂȘ pode realizar sua inscrição no Prouni.
O Prouni, sigla de Programa Universidade Para Todos, pertence ao MEC e oferece bolsas integrais e parciais em instituições de ensino particulares.
VocĂȘ deve indicar até duas opções de curso preferidas (lembre-se sempre de colocar sua opção favorita como a primeira) – para isso, vocĂȘ precisa também selecionar a instituição e o turno desejado.
A seguir, selecione se deseja participar com ampla concorrĂȘncia ou, caso vocĂȘ se enquadre, por meio de cotas. Então, monitore, todos os dias, a nota parcial para os cursos selecionados. VocĂȘ pode mudar suas escolhas, caso deseje.
Ter cursado os trĂȘs anos do Ensino Médio em escola pĂșblica ou com bolsa integral em instituições privadas e pertencer a famĂlia com renda per capita de até trĂȘs salĂĄrios mĂnimos.
Integral (ou seja, 100% do curso; destinada aos estudantes com renda mensal familiar per capita de até 1,5 salĂĄrio mĂnimo) e parcial (ou seja, 50%; destinada aos estudantes com renda mensal familiar per capita de 1,5 a trĂȘs salĂĄrios mĂnimos).
As notas que o Prouni considera são as dos Enems de 2021 e de 2022.
Se interessou? Para mais informações e cadastro, acesse este link.
Fonte: Olhar Digital