O Google anunciou nesta semana que vai permitir anotações em um arquivo PDF a partir do Google Drive do Android. Com a novidade, o gigante das buscas complementa as funções de seu serviço de armazenamento em nuvem, reduzindo até mesmo a quantidade de papel impresso no mundo.
Quantas vezes você precisou imprimir um documento para depois assinar com uma caneta, e então digitalizar novamente o papel para enviar digitalmente o conteúdo? Pois bem, o Google vai diminuir a necessidade deste gasto e do custo para o planeta em uma atualização do Drive.
Segundo o Google, o aplicativo do Google Drive já permite anotações em um documento aberto por ele na tela de um Android. A ação é feita tanto com o dedo, como com uma caneta stylus para maior precisão. Com o recurso o usuário poderá assinar um arquivo e salvar o conteúdo em um PDF, mesmo quando ele não veio exatamente neste formato.
Para anotar ou assinar um documento no Google Drive do Android, você precisa abrir o arquivo no modo de visualização do app, tocar em um botão em forma de caneta que aparece no canto inferior direito e desenhar o que quiser na tela.
Além de assinar um PDF, você pode destacar algum texto ou simplesmente desenhar qualquer coisa no documento. Ao final, o usuário pode escolher se quer salvar uma cópia do escrito, ou se quer apenas alterar o conteúdo original mantendo o mesmo arquivo.
O Google diz que este recurso está disponível para qualquer pessoa com o Google Drive em um Android, rodando ao menos a versão 6.0 do sistema operacional do gigante das buscas. Eu atualizei meu aplicativo por aqui em um Galaxy S23 Ultra e não notei a novidade, o que deve significar que ela chegará aos poucos para todos.
Fonte: Olhar Digital