A Receita Federal anunciou nesta terça-feira (14) qual será o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2023. Este ano, a contagem começa no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio.
- A norma era o prazo de entrega acabar no fim de abril, como ocorreu no ano passado.
- Agora, os contribuintes terão mais um mês para conseguir apresentar o documento sem atraso.
- A Receita diz que a alteração também vai permitir que mais brasileiros aproveitem as vantagens da declaração pré-preenchida.
Como a maioria das informações que serão disponibilizadas aos contribuintes na declaração pré-preenchida chegará à Receita Federal no final de fevereiro, há a necessidade de um prazo maior para a consolidação dos dados
José Carlos Fernandes da Fonseca, supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda
Declaração pré-preenchida: o que é e como funciona?
A declaração pré-preenchida surgiu em 2014, entretanto, na época era preciso ter um certificado digital para usar o recurso, o que limitava bastante o número de usuários apto a usar a novidade.
Em 2022, a função foi disponibilizada para todos os contribuintes com conta gov.br nível ouro ou prata (confira aqui como subir de nível).
- O modelo preenche quase toda a declaração de forma automática sem digitar nada.
- Esse tipo de declaração possui informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais.
- São usadas ainda informações do contribuinte do ano anterior.
Ainda assim, a RF alerta que cabe ao contribuinte confirmar, alterar, incluir ou excluir os dados necessários (inclusive deduções adicionais que não estavam no formulário preenchido em declarações anteriores).
A declaração pré-preenchida fica disponível no portal da Receita Federal, no aplicativo Meu Imposto de Renda para celular e também na página do e-CAC.
Olhar Digital