O Google anunciou que a primeira versão beta do Privacy Sandbox no Android, ferramenta que visa melhorar a privacidade e remodelar o rastreamento de anĂșncios em smartphones Android. Ela começarĂĄ a ser lançada nesta quarta-feira (15) para um nĂșmero limitado de dispositivos Android 13, permitindo que usuĂĄrios e desenvolvedores testem a nova tecnologia.
O Privacy Sandbox no Android é um conjunto de ferramentas que visa criar um novo padrão de como anunciantes e sites acessam informações sobre os consumidores sem comprometer a privacidade do usuĂĄrio.
Atualmente, os dispositivos Android recebem um "ID de publicidade do Android" exclusivo e reconfigurĂĄvel pelo usuĂĄrio, que é usado para rastrear o comportamento do usuĂĄrio e criar um perfil de publicidade pessoal que pode ser usado por desenvolvedores de aplicativos.
O Privacy Sandbox visa substituir esse ID de publicidade por APIs de preservação da privacidade, que o Google afirma que limitarĂĄ o compartilhamento de dados do usuĂĄrio com terceiros e removerĂĄ identificadores entre aplicativos, enquanto ainda oferece suporte a anĂșncios personalizados.
A versão beta do Privacy Sandbox fornece novas APIs que são projetadas com privacidade no nĂșcleo e não usam identificadores que podem rastrear sua atividade em aplicativos e sites. Os aplicativos que optarem por participar da versão beta podem usar essas APIs para mostrar anĂșncios relevantes e medir sua eficĂĄcia.
Anthony Chavez, vice-presidente de Privacy Sandbox do Google
O Privacy Sandbox no Android compartilha algumas semelhanças com o projeto Privacy Sandbox do Google para web, que visa começar a eliminar gradualmente os cookies de terceiros no Chrome até 2024.
O Google diz que os dois projetos compartilham uma "visão comum de melhorar a privacidade do usuĂĄrio, ao mesmo tempo em que oferece suporte aos principais recursos de negócios", mas usam tecnologias distintas e serão desenvolvidas de forma independente.
Os usuĂĄrios selecionados para participar da versão beta podem gerenciar quais de seus anĂșncios de interesses pessoais podem ser segmentados acessando a seção Privacy Sandbox, nas configurações.
Por exemplo, se vocĂȘ estiver vendo anĂșncios de equipamentos de acampamento e sacos de dormir, o Android pode ter presumido, a partir de seus aplicativos baixados e da atividade do aplicativo, que vocĂȘ estaria interessado no tópico "ao ar livre". Os usuĂĄrios podem bloquear tópicos para os quais não desejam ser direcionados e optar por sair ou voltar à participação beta a qualquer momento.
O acesso à versão beta se expandirĂĄ "ao longo do tempo" e os dispositivos selecionados para participar receberão uma notificação do Android informando aos usuĂĄrios sobre sua elegibilidade.
Fonte: Olhar Digital