O descarrilamento do trem Norfolk Southern em Ohio no dia 3 de fevereiro e suas terríveis consequências já são sombrios o suficiente, mas uma coincidência bizarra na cidade onde aconteceu, envolvendo um filme da Netflix, faz com que o desastre pareça ser coisa da ficção.
Segundo informações da CNN, a reviravolta é que membros de uma das famílias afetadas pelo trem descarrilado – que continha muitos produtos químicos perigosos e inflamáveis -, atuaram como figurantes no filme de 2022 da Netflix, Ruído Branco, que segue uma família enquanto lida com as consequências de um desastre nocivo estranhamente semelhante.
Embora as semelhanças terminem na premissa – o personagem de Driver em Ruído Branco, por exemplo, é forçado a ficar em quarentena após ser exposto à nuvem química do descarrilamento dessa história, enquanto na realidade as autoridades declararam que a queima controlada de cloreto de vinil do trem poderia ter sido muito mais perigoso do que acabou sendo.
A primeira metade do filme é quase exatamente o que está acontecendo aqui.
Ben Ratner, figurante de Ruído Branco e morador de East Palestine, Ohio, à CNN.
Ratner participou de uma cena de engarrafamento em Ruído Branco. Na vida real, sua família, que inclui sua esposa e quatro filhos – o mesmo número de membros da família do personagem de Adam Driver em Ruído Branco – foi forçada a fugir de casa perto do local do acidente.
O figurante de Ruído Branco disse à CNN que estava no jogo de basquete de sua filha durante o descarrilamento, e saiu do ginásio da escola para ver as chamas no local do acidente, a menos de um quilômetro de sua própria casa. Naquela noite, enquanto sua esposa e filhos dormiam, ele ficou ansioso para ver o que aconteceria a seguir.
Apenas no dia seguinte as ordens oficiais de evacuação foram emitidas para aqueles dentro de uma área de aproximadamente um por três quilômetros da região que fica na fronteira de Ohio e Pensilvânia – e embora a maioria dos Ratners tivesse ido para ficar com a família próxima, eles tiveram que evacuar ainda mais porque ainda estavam dentro dessa zona.
Ratner disse à emissora local WKBN que esperou alguns dias depois que a ordem de evacuação foi suspensa para levar sua família de volta para casa. Agora, as preocupações com os perigos a longo prazo levaram a família a considerar deixar a área para sempre.
É onde criamos nossos filhos, terminamos a faculdade, compramos um negócio e esse é o nosso lugar. No futuro, vamos ter de vender a casa? Vale algum dinheiro neste momento?
Ben Ratner, figurante de Ruído Branco e morador de East Palestine, Ohio, à CNN.
Fonte: Olhar Digital