Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

trabalho

Criação de empregos despenca no Brasil, apesar da herança bendita deixada por Bolsonaro

A redução na geração de postos de trabalho ocorre depois de o PT receber o país com crescimento econômico em 2022 de cerca de 3%


Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

No primeiro mês de governo Lula, a criação de empregos despencou no Brasil. A redução aparece nos números apresentados pelo Ministério do Trabalho, na quinta-feira 9.

A quantidade de empregos formais criados no Brasil em janeiro de 2023 ficou em 83 mil. No mesmo mês do ano anterior, a marca fechou em 167 mil. Os números aparecem no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. Para fazer a contagem, a pasta compara a quantidade de contratações com a de demissões.

Em janeiro de 2023, a quantidade de trabalhadores demitidos foi 6% maior que em igual mês no ano anterior. As admissões também cresceram (1%), mas em número 5 pontos porcentuais menor que as demissões.

A redução na geração de postos de trabalho ocorre depois de o PT receber o país com crescimento econômico em 2022 de cerca de 3%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística.

Além disso, o ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o poder com superávit fiscal, estatais dando lucro, gastos públicos sob controle, mais abertura ao mercado externo, com crescimento nas exportações e aumento do emprego. A herança bendita também envolve outras variáveis, como controle da inflação, através de ações tanto da equipe de economia como do Banco Central, que tem atuação independente garantida pela Constituição.

Revista Oeste

Economia Emprego Desemprego Bolsonaro Herança Bendita

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!