A BMW vai produzir e vender uma SUV movida a hidrogênio até 2025. Segundo declaração do gerente de vendas da marca, Pieter Nota, ao site Nikkei. O protótipo BMW do iX5 Hydrogen movido por célula combustível foi desenvolvido em parceria com a Toyota.
O BMW iX5 Hydrogen movido a célula combustível foi apresentado em setembro do ano passado no Salão do Automóvel de Frankfurt, Alemanha. Vale citar que o sistema do iX5 Hydrogen funciona com dois tanques de hidrogênio de 5,8 kg, mas a autonomia do carro ainda não foi informada pela BMW.
Além disso, a BMW também teve uma patente aprovada pelo EUIPO no dia 11 de agosto que mostra um esquema diferente. Assim, a patente mostra o uso de tanques menores de hidrogênio, que seriam montados de forma paralela. Esses tanques ficarão localizados no chão do carro, assim, eles irão ocupar o mesmo espaço das baterias em carros elétricos.
O interessante é que a patente prevê uma solução para para aumentar a segurança, já que cada tanque fica em um rolamento flutuante. Dessa forma, eles podem se mover em até 15,2 cm em caso de impacto em um acidente.
Via CarBuzz e Nikkei
Fonte: Olhar Digital