O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou constrangido durante uma coletiva de imprensa ao lado do homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, neste sábado, 22, em Lisboa.
Uma jornalista questionou o brasileiro sobre uma afirmação feita por ele, há uma semana, onde dizia que os paÃses da União Europeia, incluindo Portugal, contribuem para a continuidade da guerra entre Rússia e Ucrânia.
"Eu pergunto se mantém essas palavras", indagou a jornalista. Desconcertado, Lula disse que não entendeu o questionamento. A repórter, então, refez a pergunta. O presidente brasileiro rebateu: "Eu sinceramente não consegui entender".
Visivelmente constrangido com a situação, o presidente português interveio e comentou com Lula o teor da pergunta fora dos microfones.
Lula então tentou responder. "Deixa eu falar uma coisa sobre a guerra. Faz tempo que meu paÃs tomou uma decisão de que nós condenamos a Rússia pela ocupação e por ferir a integridade territorial da Ucrânia", disse. "Entretanto, nós não somos favoráveis a guerra, nós queremos a paz", completou Lula, se esquivando de responder a jornalista.
Veja o vÃdeo
Vergonha internacional. Que vexame para o Brasil.
— Silvio Navarro (@silvionavarro) April 22, 2023
pic.twitter.com/cDxh43UZak
Revista Oeste