A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que a produção agropecuária deu o maior impulso para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre. A instituição estima que a atividade econômica do Brasil cresceu 1,6% no período.
De acordo com a fundação, a produção rural cresceu quase 11% entre janeiro e março. Contudo, a instituição informou que o crescimento desse segmento se comportou de modo bastante concentrado. Assim, a FGV acredita que o ritmo de expansão da agropecuária não deve se manter ao longo do ano.
"A forte contribuição da produção de soja e sua elevada participação no valor adicionado da agricultura foram cruciais para o crescimento", informou Juliana Trece, coordenadora da pesquisa. "Porém, deve-se considerar que a maior parte da colheita de soja é realizada no primeiro trimestre."
Segundo a FGV, as exportações da agropecuária figuraram como a maior responsável pelo superávit na balança comercial do país nos meses de março e abril — as vendas no mercado externo formam outro item importante para o desempenho do PIB no Brasil. Entre janeiro e abril de 2023, os embarques do setor renderam quase US$ 26 bilhões ao país.
Fonte: Revista Oeste