Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes participaram do churrasco realizado pelo presidente Lula no PalĂĄcio Alvorada, na sexta-feira 26.
A dupla chegou acompanhada de Ricardo Lewandowski, ex-ministro da Corte. Aposentado do cargo desde abril, ele foi nomeado no Tribunal em 2006 por indicação de Lula.
Além dos magistrados do STF, funcionĂĄrios do alto escalão do governo também participaram do churrasco organizado por Lula. Na lista estão os ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), informa o portal Metrópoles. Também compareceram lideranças e aliados do presidente petista da Câmara dos Deputados e do Senado.
Lula voltou ao poder depois das eleições de outubro de 2022. É o terceiro mandato do petista como Presidente da RepĂșblica. Os mandatos anteriores ocorreram entre 2003 e 2010 e foram marcados por escândalos como o Mensalão e o Petrolão, conhecidos por serem os maiores esquemas de corrupção na história.
Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes não chegaram ao STF por intermédio de Lula. Eles foram indicados para o cargo pelos presidentes Fernando Henrique Cardoso (1995-2003) e Michel Temer (2006-2019).
O STF é composto por 11 cadeiras. Duas são ocupadas por indicações de Lula (CĂĄrmen LĂșcia e Dias Toffoli). Além disso, outros quatro estão indicados pela petista Dilma Rousseff. São eles: Luiz Fux, Rosa Weber, LuĂs Roberto Barroso e Edson Fachin.
Fonte: Revista Oeste