Depois de uma reunião entre chefes de Estado sul-americanos no Itamaraty, na noite da terça-feira 30, seguranças do ditador da Venezuela, NicolĂĄs Maduro, agrediram jornalistas brasileiros, entre eles, Delis Ortiz, repórter da TV Globo, 59 anos. Os capangas do chavista estavam a serviço do Gabinete de Segurança Institucional do presidente Lula.
No empurra-empurra para evitar a aproximação de jornalistas, um dos seguranças deu um soco no peito de Delis Ortiz, disseram testemunhas. No tumulto, não foi possível registrar imagens do momento da agressão. HĂĄ relatos de agressão contra outros profissionais de imprensa que estavam cobrindo o evento.
Delis Ortiz foi correspondente internacional da TV Globo em Buenos Aires, entre 2011 e 2015. A partir de 2016, voltou ao posto de repórter em Brasília.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores lamentou a agressão a profissionais de imprensa e afirmou que tomarĂĄ providĂȘncias para apurar responsabilidades. Também a Secretaria de Imprensa da PresidĂȘncia da República emitiu um comunicado. A pasta subordinada ao presidente Lula disse que se "solidariza com Delis Ortiz".
Fonte: Revista Oeste