As recentes declarações do ministro da Casa Civil, Rui Costa, causaram incômodo no presidente da Câmara do Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Interlocutores de Lira disseram que as afirmações de Costa são "inoportunas" e "inadequadas".
No domingo 4, o ministro da Casa Civil disse que Brasília é uma espécie de "ilha da fantasia", que afasta os parlamentares da realidade brasileira.
Essas declarações teriam resultado numa crise política entre o governo, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e os congressistas.
A insatisfação com Costa se dá pelo fato de o ministro supostamente ser o responsável por travar nomeações e a liberação de emendas parlamentares. Além disso, Costa é acusado de não cumprir acordos firmados com o Legislativo.
Um dos parlamentares insatisfeitos com a conduta do ministro é o presidente da Câmara dos Deputados. Para Lira, Costa não respeita a liturgia do cargo e atravessa negociações firmadas entre os membros da Casa.
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu também estaria insatisfeito com o trabalho de Costa. O petista teria alegado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu um erro ao nomear o ex-governador da Bahia para o cargo.
Fonte: Revista Oeste