Crítico dos Ministros Flávio Dino e Moraes, o senador Marcos do Val é alvo de operação da Polícia Federal

Buscas são realizadas com autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal

Por Trago Verdades em 15/06/2023 às 19:04:12

Senador da República Marcos do Val | Foto: Agência Senado

A PolĂ­cia Federal (PF) cumpre, na tarde desta quinta-feira, 15, mandados de busca e apreensão em diversos endereços ligados ao senador Marcos do Val (Podemos-ES).

O pedido partiu do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes hĂĄ algumas semanas. Entre os endereços estão: o apartamento funcional ocupado pelo senador em BrasĂ­lia, o gabinete dele no Congresso Nacional e um local no EspĂ­rito Santo.

Além dos mandados de busca e apreensão, o magistrado determinou que PF ouça o senador o mais rĂĄpido possĂ­vel para apurar a suposta obstrução de justiça — razão da realização da operação.

HĂĄ dois dias, o senador usou o perfil no Twitter para divulgar documentos então sigilosos da AgĂȘncia Brasileira de InteligĂȘncia.

Investigação contra Marcos do Val

Em fevereiro deste ano, o ministro Alexandre de Moraes determinou a abertura de um inquérito contra o senador para apurar a suspeitas de crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa, coação e divulgação de documentos sigilosos.

Antes disso, do Val fez uma transmissão ao vivo por uma rede social em que afirmava que a revista Veja publicaria uma matéria que supostamente mostraria que o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou coagi-lo a realizar um "golpe de Estado".


Depois disso, Marcos do Val fez uma postagem no Instagram afirmando que pretendia sair "definitivamente da polĂ­tica". Ele declarou que, durante quatro anos, se dedicou exclusivamente ao Senado, deixando de conviver com a famĂ­lia. Na ocasião, avisou que pretendia pedir afastamento do cargo, para o qual foi eleito em 2018 e cujo mandato, de oito anos, vai até fevereiro de 2026.

"Nos próximos dias, darei entrada no pedido de afastamento do Senado e voltarei para a minha carreira nos EUA", escreveu o senador. "Não adianta ser transparente, honesto e lutar por um Brasil melhor, sem os ataques e as ofensas que seguem da mesma forma."

CrĂ­ticas contra Alexandre de Moraes

Na quarta-feira 14, Marcos do Val fez uma publicação afirmando que as decisões do ministro Alexandre de Moares são "anticonstitucionais" e que caberia aos senadores "fiscalizar, afastar e até "impeachmar" ministros do STF". Agora, no entanto, o Twitter do senador foi bloqueado em cumprimento da ordem contra parlamentar.

Marcos do Val

PĂĄgina do Twitter do senador Marcos do Val que foi bloqueada | Foto: Reprodução

Fonte: Revista Oeste

Comunicar erro

ComentĂĄrios