Uma pesquisa do Instituto Ideia revelou que 50% dos brasileiros querem que professores, coordenadores e inspetores de escolas tenham treinamento para manejar armas em caso de ataques às instituições. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo na segunda-feira 19.
Conforme apurado pela pesquisa, apenas 23% dos brasileiros são contra a medida. Foram ouvidos 1.581 cidadãos brasileiros para o levantamento, por telefone, nos duas 15 e 16 de maio deste ano. Pessoas a partir de 16 anos foram ouvidas nas cinco regiões do país.
Além disso, 83% dos brasileiros são favoráveis a penas mais duras para quem cometer ataque em escola. E 69% acreditam que a redução da maioridade penal pode ajudar a diminuir os ataques. Dos entrevistados, 79% também se manifestaram favoráveis ao aumento de policiamento nas escolas.
O Instituto Ideia revelou os resultados da pesquisa no domingo 18, durante o Brazil Forum UK. O Brazil Forum UK é um evento de estudantes brasileiros em Oxford, no Reino Unido, e debate temas econômicos, políticos e sociais. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou menos.
A pesquisa também revelou que 24% dos brasileiros acreditam que trabalhadores da área da educação devem ter posse de arma facilitada. E 44% são contra e 31% se declararam indiferentes.
E 74% concordaram que escolas podem ter segurança privada para reforçar a proteção dos alunos. "O estudo sinaliza que a opinião pública brasileira ainda é muito desamparada pelo Estado no quesito segurança nas escolas", disse Mauricio Moura, fundador do Ideia.
Fonte: Revista Oeste