Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

crime de responsabilidade

Oposição deve apresentar pedido de impeachment de Barroso

Parlamentares afirmam que ministro cometeu crime de responsabilidade


Barroso discursou na abertura do Congresso da UNE | Foto: Reprodução Wilson Dias/Agência Brasil

Congressistas do Senado e Câmara dos Deputados, devem apresentar pedido de impeachment do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), na quarta-feira, 19.

Deputados e Senadores, autores do pedido, sustentam que o ministro do STF cometeu crime de responsabilidade, previsto na Lei 1.079/1950, que proíbe ministros do STF de exercer atividades político-partidária.

Em discurso durante evento da União Nacional de Estudantes (UNE), Barroso disse: "derrotamos o bolsonarismo". PAra os parlamentares, com a frase dita na ocasião, Barroso admitiu que atuou para a derrota do bolsonarismo e isso configura infringência à lei.

O pedido deverá ser encaminhado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), às 10 horas no Congresso Nacional.

No mesmo dia, o STF cuidou de soltar uma nota, em defesa da fala de Barroso, alegando que o ministro teria se referido ao voto popular e não à instituição, quando disse "derrotamos o bolsonarismo"

O pedido de impeachment foi anunciado pela oposição, logo depois da fala de Barroso, com críticas ao ativismo do ministro. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), disse que quer saber de que forma Barroso atuou para derrotar o "bolsonarismo".


Com informações da Revista Oeste

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!