Último ano do governo Bolsonaro registrou menor numero de mortes violentas em 11 anos

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam redução na letalidade desde 2018

Por Trago Verdades em 22/07/2023 às 17:53:46

Hugo Barreto/Metrópoles

No Ășltimo ano do Governo Bolsonaro, o Brasil registrou o menor Ă­ndice de mortes violentas nos Ășltimos 11 anos. O nĂșmero de 47.508 morte violentas, é o melhor resultado da década, quando em 2011, registrou 47.215 mortes.

Os nĂșmeros incluem homicĂ­dios, latrocĂ­nios, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenção policial.

Os dados estão no 17Âș AnuĂĄrio Brasileiro de Segurança PĂșblica, divulgado na quinta-feira, 20.

AmapĂĄ, Bahia e Amazonas tiveram o maior Ă­ndice de casos por 100 mil habitantes, enquanto São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal foram os locais com menor taxa.

O resultado vai na direção inversamente proporcional ao acesso da população a mais armas. O argumento de que mais armas gera maior violĂȘncia cai por terra diante dos dados.

Os nĂșmeros não mentem

Nos Ășltimos anos, após uma escalada de violĂȘncia que teve seu pino no ano de 2017, começou a reduzir jĂĄ em 2018, durante o governo Temer e continuou durante a gestão de Jair Bolsonaro:

Mortes violentas intencionais por ano no Brasil:


Desde o inĂ­cio de sua gestão, o presidente Jair Bolsonaro editou decretos que garantiram à população maior acesso às armas. Tanto posse quanto ao porte. Não somente para colecionadores, atiradores e caçadores (CACs), que tiveram nĂșmero de armas, calibre e munições aumentados no perĂ­odo, mas os critérios para acesso às armas foram também flexibilizados para outros grupos.




Comunicar erro

ComentĂĄrios