Ministros de Lula, governadores, deputados federais e membros do Judiciário, além de integrantes de agências de regulação e de conselhos, gastaram quase R$ 1 milhão do dinheiro dos pagadores de impostos, apenas com passagens, para comparecerem ao 11º Fórum Jurídico de Lisboa.
Organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o evento ocorreu entre 26 a 28 de junho.
A quantidade de políticos, advogados, empresários e postulantes a cargos no Executivo e no Judiciário fez o evento ficar conhecido como "Gilmarpalooza", em referência ao festival Lollapalooza.
Despesas com diárias para evento de Gilmar Mendes
Só com diárias, o grupo gastou aproximadamente R$ 500 mil, de acordo com um levantamento feito pelo jornal Folha de S.Paulo, com base em dados da Lei de Acesso à Informação.
Nem todos os viajantes palestraram no fórum. Parte deles foi apenas acompanhar outros políticos e autoridades, assistir às mesas e confraternizar nos eventos paralelos de brasileiros em Portugal.
Os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, estiveram no Gilmarpalooza. A dupla chegou a Lisboa em aeronaves da Força Aérea Brasileira.
Fonte: Revista Oeste