Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Faustão

O que é a insuficiência cardíaca, condição que afeta Faustão

Apresentador está internado desde o começo de agosto para tratar quadro e precisará de transplante de coração


Renato Pizzutto/Band

O apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 5 de agosto. Aos 73 anos, ele trata um quadro de insuficiência cardíaca. De acordo com o hospital, seu quadro de saúde é estável, mas o apresentador precisará ser submetido a uma cirurgia de transplante de coração. Segundo o próprio Hospital Albert Einstein, a insuficiência cardíaca é uma síndrome caracterizada pela incapacidade do coração de atuar de maneira adequada, o que compromete o funcionamento do organismo e leva à diminuição da qualidade de vida. Dentre as causas, estão doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, cardiopatias, infarto do miocárdio ou doenças valvares. Os sintomas variam de fadiga e dor no peito até inchaços nas pernas e dificuldades para realização de exercícios físicos. De acordo com o hospital, a insuficiência cardíaca acomete entre 1% a 2% da população, independentemente da idade. Acima dos 70%, a unidade de saúde diz que mais de 10% das pessoas são acometidas.

Segundo o cardiologista Roberto Yano, o tratamento é baseado em medicamentos, mas procedimentos cirúrgicos e implantes de marca-passo, ressincronizador cardíaco ou até desfibrilador podem ser necessários. "Para tratar problemas de insuficiência cardíaca são geralmente administrados medicamentos que protegem a musculatura cardíaca, e que ajudam no bombeamento de sangue para o corpo, além de permitir uma melhora da força de contração do coração", diz Yano, que continua: "No entanto, em alguns casos podem ser necessárias intervenções cirúrgicas para melhorar a ressincronização da contração cardíaca e evitar quadros de morte súbita, como o implante de um marca-passo ressincronizador, que melhora a função cardíaca em casos específicos, ou o implante de um cardioversor desfibrilador implantável, que pode chocar (desfibrilar) o paciente caso seja detectada uma arritmia maligna. Existem também situações mais drásticas em que pode ser necessário a realização do transplante cardíaco".

Após a divulgação da necessidade de realização de cirurgia de transplante, informações desencontradas sobre o tempo de espera na lista por um transplante e o tempo que Faustão precisaria esperar para a cirurgia. Em nota, o Hospital do Coração (HCor) informou que a lista atende critérios de prioridade para determinar quais pacientes serão transplantados primeiro. Itens como a gravidade, o tipo sanguíneo e o tamanho corporal do paciente são considerados na elaboração. Segundo o HCor, em casos mais graves, a espera pode ser de dois a três meses. Já para casos com menor gravidade o tempo de espera pode ser de 12 a 18 meses. De acordo com o Ministério da Saúde, mais 65 mil brasileiros esperam por transplantes nesse momento, sendo que aproximadamente 380 aguardam um novo coração.

Jovem Pan

Famosos Faustão Insuficiência Cardíaca Transplante Transplante De Coração

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!