Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é uma cidade onde tudo assume proporções colossais, e um novo projeto para o seu centro não foge a essa regra. Trata-se de um bairro suspenso que circundaria o maior edifício do mundo, o Burj Khalifa. A estrutura, chamada "Downton Circle", atingiria uma altura de 550 metros e teria uma circunferência de 3 km.
O bairro suspenso contaria com cinco andares que abrigariam centros comerciais, espaços culturais, escritórios e unidades habitacionais, todos espalhados pelos dois anéis que comporiam a estrutura, estabelecendo uma comunidade inteira nos céus de Dubai.
O Downtown Circle teria até um parque com direito a áreas verdes, o Skypark, situado entre as duas seções circulares. "Pântanos, cachoeiras e vegetação tropical, com árvores frutíferas e flores de várias cores enriquecerão este ecossistema", explicou o ZNera Space, estúdio responsável pelo projeto. "O Skypark será um pulmão verde que buscará repor o oxigênio do ar, além de incorporar uma série de atividades e centros de pesquisa. Ele será integrado a escritórios, zonas culturais, científicas e de educação, e esse espaço híbrido formará um novo símbolo contemporâneo para a cidade: um marco verde e natural, uma plataforma para que as pessoas interajam, experimentem e aprendam em contato com a natureza."
Embora ainda haja poucos detalhes sobre o funcionamento do Downtown Circle, já se sabe que a locomoção se daria através de uma espécie de sistema ferroviário que atingiria velocidades de até 100 km/h. O bairro também contaria com inúmeros painéis solares espalhados por sua estrutura, atendendo à demanda energética de todos os seus setores.
Mais um titã em Dubai
A altura do Downtown Circle o incluiria na lista dos edifícios mais altos do mundo, mais especificamente no sétimo lugar, ultrapassando o One World Trade Center (541 metros), de Nova York. Mesmo assim, o ponto mais alto de sua estrutura estaria quase 300 metros abaixo do ápice do Burj Khalifa, que arranha o céu a uma altura de 829 metros.
Atualmente, o bairro suspenso não passa de um projeto ambicioso em estágio conceitual e sem o apoio dos órgãos oficiais de Dubai, mas, tendo em vista o histórico urbanístico da cidade, talvez não se trate de uma realidade tão distante.
Fonte: Olhar Digital