Governo instala comissão para discutir ações do Brasil na presidência do G20

Colegiado será dividido em 15 grupos de trabalho que reúnem todos os setores do governo federal e vão trabalhar com temas como mudanças climáticas, medidas contra a fome e bioeconomia

Por Trago Verdades em 24/11/2023 às 08:47:28

Foto: Reprodução/Canal Gov

Prestes a assumir a presidĂȘncia do G20, o governo brasileiro instalou no PalĂĄcio do Planalto a comissão nacional que vai discutir as prioridades do paĂ­s à frente do principal fórum de cooperação econômico internacional no próximo ano. Além dos ministros do governo, o presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT) convocou os presidentes da Câmara dos Deputados e do STF (Supremo Tribunal Federal), Arthur Lira (PP) e LuĂ­s Roberto Barroso, e também o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, para participarem da discussão. Após um longo perĂ­odo de farpas trocadas entre Lula e Campos Neto, agora o presidente espera contar com o apoio do chefe do BC dentro do colegiado. Foi anunciada a criação de forças-tarefas para discutir mudanças climĂĄticas, medidas contra a fome e bioeconomia. Durante o próximo ano, o governo vai insistir também na necessidade de uma reformulação geral dos organismos internacionais. "São os assuntos que nós precisamos parar de fugir, e tentar resolver os problemas. Um deles é a questão da desigualdade, da fome e da pobreza. Não é mais humanamente explicĂĄvel um mundo tão rico, com tanto dinheiro atravessando o Atlântico e a gente ter tanta gente ainda passando fome", declarou Lula durante a reunião.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, destacou que serão 15 grupos de trabalho que reĂșnem todos os setores do governo federal. "A presidĂȘncia do G20 serĂĄ ocasião Ă­mpar para projetar uma imagem renovada do Brasil e apresentar visão de liderança, em termos de cooperação internacional e no debate das grandes questões econômicas e sociais. SerĂĄ, portanto, uma das principais prioridades da polĂ­tica externa brasileira ao longo dos próximos 12 meses", afirmou o chanceler. A próxima reunião de cĂșpula entre os presidentes dos paĂ­ses do G20 acontece em novembro de 2024.



Fonte: Jovem Pan

Comunicar erro

ComentĂĄrios