Governo vai enfrentar "muita dificuldade" para impedir derrubada do veto da desoneração da folha de pagamento, diz deputado

Para Mendonça Filho, apesar dos argumentos do ministro da Fazenda, os parlamentares seguem à favor da desoneração

Por Trago Verdades em 27/11/2023 às 09:19:27

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu vetar integralmente, na semana passada, o projeto que prorrogaria a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia até 2027. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News, o deputado Mendonça Filho (União Brasil) aponta que há um movimento forte no Congresso para derrubar o veto presidencial: "Eu antevejo muita dificuldade para o governo barrar a derrubada do veto, porque ele afeta vários setores da economia brasileira e contribui para que a gente possa aumentar a empregabilidade, o acesso ao mercado de trabalho, reduzindo custos de contratação de mão de obra por parte destes segmentos econômicos". "Governo realmente terá uma surpresa desagradável, se é que será uma surpresa, porque o veto vai ser derrubado sim pelo parlamento brasileiro", projetou o parlamentar. Ao vetar a medida, o presidente Lula seguiu a orientação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que busca recursos para conseguir atingir a meta de zerar o déficit das contas públicas em 2024. Na sexta-feira passada, 24, ao justificar o veto, Haddad pediu tolerância e paciência do Congresso.

Para Mendonça Filho, apesar dos argumentos do ministro da Fazenda, os parlamentares seguem à favor da desoneração: "O espaço para o ministro Haddad trazer explicações, defender a sua tese e o seu argumento com relação à questão da desoneração das folhas está aberto (…) Eu entendo que ele não vai ter eco, não vai ter ressonância e uma resposta positiva no que diz respeito à defesa da manutenção do veto (…) Ao aumentar a carga de impostos e tributos sobre a folha de pagamento, na prática você dificulta a empregabilidade e o acesso de milhares de brasileiros ao emprego". Haddad chegou a afirmar que a desoneração da folha de pagamento é inconstitucional e que o governo federal vai apresentar alternativas para compensar os 17 setores afetados.

Apesar das possíveis compensações, o parlamentar do União Brasil acredita que, além da derrubada do veto da desoneração, outros projetos do Congresso Nacional vetados pelo presidente devem ser afetados. "O governo vai encerrar o ano legislativo em um momento onde vários vetos importantes em matérias como o Carf, o Marco Temporal e a desoneração da folha, todos esses vetos vão ser derrubados. Vai ser uma saraivada de derrubadas de vetos ao longo da apreciação dessas matérias pelo parlamento", declarou Mendonça. Confira a entrevista completa no vídeo abaixo.

Fonte: Jovem Pan

Comunicar erro

Comentários