Na última quinta-feira, 25 de agosto, uma criança de 10 anos foi a nova vítima do "desafio do desodorante", uma das competições perigosas que circula nas redes sociais já há alguns anos.
João Victor Santos, de 10 anos, chegou a ser atendido pelo SAMU em Belo Horizonte (MG) após inalar o aerossol do produto, composto por substâncias químicas como álcool, éter e alumínio. A criança teve um quadro de parada cardiorrespiratória e não resistiu.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) está investigando o caso e, conforma a nota divulgada à imprensa, também não descarta a possibilidade de que o garoto estivesse cumprindo o desafio.
O que é o desafio do desodorante?
Ganha a "brincadeira" quem conseguir inalar o aerossol por mais tempo. Vale alertar os pais que a competição costuma ser realizada especialmente por crianças e adolescentes, que depois compartilham o conteúdo na internet.
"Têm várias formas de fazer esse desafio, sempre inalando o produto. O João inalou dentro do guarda-roupa. Quando o irmão abriu a porta ele (João Victor) caiu", disse a avó do menino ao G1.
Segundo o Estado de Minas, em 2018 ocorreu um caso parecido, em que uma criança de 7 anos morreu ao tentar fazer o mesmo desafio em São Bernardo do Campo (SP).
Vale destacar que brincadeiras como essa infelizmente não são novas. Veja o "Jogo da Baleia Azul", por exemplo, que surgiu na Rússia e foi destaque em 2019 por incentivar a agressão e o suicídio de adolescentes.
"Peço para que todos olhem e tomem cuidados com seus filhos. A internet oferece muitas coisas boas, mas também tem coisas ruins. Se a gente não tomar cuidado, vai acontecer cada vez mais", comentou o pai de João, Fabiano Teixeira Santos, em entrevista ao jornal local O Tempo.
Com informações do Uol
Olhar Digital