Após sucesso em Super Live com o pai, Carlos Bolsonaro é alvo da PF

O argumento para a ação autorizada por Alexandre de Moraes, é um suposto beneficiamento do vereador por informações da Abin

Por Trago Verdades em 29/01/2024 às 18:22:58

Imagem: Geraldo Magela | Agência Senado

A PolĂ­cia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira, 29, operação para apurar ações da AgĂȘncia Brasileira de InteligĂȘncia (Abin) durante o governo Jair Bolsonaro (PL). Um dos alvos da operação é o filho do ex-presidente e vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), o "zero-dois".

A operação ocorre justamente após sucesso estrondoso de audiĂȘncia da Super Live transmitida pelo ex-presidente em companhia dos filhos polĂ­ticos. Durante a transmissão, Jair Bolsonaro ironizou o petista pela falta de audiĂȘncia nas suas lives, motivo pelo qual, as transmissões foram suspensas.

Assessores também seriam alvo da operação. As ações de busca e apreensão foram autorizadas tanto para a residĂȘncia quanto para o gabinete de Carlos Bolsonaro, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Na quinta-feira 25, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes afirmou que o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem (PL-RJ), usou o órgão para fazer espionagem ilegal a favor da famĂ­lia do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Entre as autoridades supostamente espionadas estariam a ex-deputada federal Joice Hasselmann, o ex-governador do CearĂĄ e atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e o ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia.

Defesa

FĂĄbio Wajngarten, advogado e assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), negou as alegações de que a PolĂ­cia Federal (PF) teria encontrado um computador da AgĂȘncia Brasileira de InteligĂȘncia (Abin) na residĂȘncia ou no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho de Bolsonaro. A notĂ­cia falsa sobre a apreensão foi divulgada na manhã desta segunda-feira, 29, pelo g1.

A PF chegou à residĂȘncia de Bolsonaro em Mambucaba, uma vila histórica de Angra dos Reis (RJ), para busca e apreensão. A casa estava vazia. Wajngarten ressaltou que Bolsonaro e seus filhos saĂ­ram para pescar às 5h, antes da ação da PF.

Carlos foi alvo da Operação Vigilância Aproximada, deflagrada na Ășltima quinta-feira, 25. A ação estĂĄ relacionada a um suposto monitoramento ilegal conduzido pela Abin durante o governo de Bolsonaro.

Segundo a PF, a agĂȘncia teria sido "instrumentalizada" para realizar ilegalmente o monitoramento de diversas autoridades e pessoas envolvidas em investigações.

Conforme a PF, essa nova operação de segunda-feira busca atingir o nĂșcleo polĂ­tico, identificando os principais "destinatĂĄrios e beneficiĂĄrios das informações produzidas ilegalmente no âmbito da Abin". O órgão destaca que "as ações utilizavam técnicas de investigação próprias das polĂ­cias judiciĂĄrias, sem, contudo, qualquer controle judicial ou do Ministério PĂșblico".




Com informações da Revista Oeste
Comunicar erro

ComentĂĄrios