Segundo o Ministério da Educação (MEC), a lista de espera poderĂĄ ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições participantes do Sisu "para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular".
O Sisu de 2024 recebeu 1.271.301 de inscrições, o que corresponde a 57,6% do nĂșmero de candidatos aptos para essa edição do programa (2.209.175). Essa foi a maior taxa de participação dos Ășltimos sete anos.
Nesta edição, o processo seletivo disponibilizou 264.181 vagas para o primeiro e o segundo semestres de 2024, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior, que aderiram ao programa.
Do total de vagas, 53,6% são destinadas a ações afirmativas, previstas na Lei de Cotas, que trata do acesso à educação superior de estudantes pretos, pardos, indĂgenas e quilombolas, de pessoas com deficiĂȘncia, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas pĂșblicas.
Desde 2010, o sistema informatizado gerenciado pelo MEC reĂșne as vagas de graduação ofertadas por instituições pĂșblicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos).
Fonte: AgĂȘncia Brasil