O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, repudiou as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva feitas neste domingo, 18. O petista voltou a acusar Israel de genocídio e comparou a ação do Exército israelense em Gaza ao governo nazista de Hitler.
Em uma postagem feita há poucos minutos no Twitter/X, Netanyahu afirmou: "As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves", declarou. "Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender. Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa e fá-lo ao mesmo tempo que defende o direito internacional."
<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="iw" dir="rtl">?????? ?? ???? ????? ?????? ???????. ????? ?????? ????? ???????? ????? ??? ?????? ??????? ?? ????? ???? ????. <br><br>??????? ??? ????? ????? ?????? ??????? ??? ????? ?? ????. ????? ????? ???? ????? ?????? ????? ?? ??????? ?????? ???? ???? ??? ??? ????? ?? ???? ?????????. <br><br>?????? ??
</p>— Benjamin Netanyahu - ?????? ?????? (@netanyahu) <a href="https://twitter.com/netanyahu/status/1759221711403188718?ref_src=twsrc%5Etfw">February 18, 2024</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>
Netanyahu afirmou que Ministério de Relações Exteriores de Israel irá repreender o embaixador do Brasil em Israel. "Decidi com o chanceler Israel Katz convocar imediatamente o embaixador brasileiro em Israel para uma dura conversa de repreensão", escreveu o primeiro-ministro.
Netanyahu criticou fala em que Lula volta a acusar Israel de genocídio e cita Holocausto
Lula voltou a chamar de "genocídio" a ação de Israel na Faixa de Gaza e acrescentou: "O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico", comentou Lula. "Aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus."
Veja a fala de Lula, na íntegra:
Fonte: Revista Oeste