Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

eleições EUA

Nikki Haley abandona disputa e Trump passa a ser o único candidato dos conservadores

Com decisão, o caminho está livre para o ex-presidente confirmar a indicação do Partido Republicano para a eleição contra Joe Biden


Montagem fotos: Foto: AP Photo/Chris Carlson e AP - Andrew Harnik

Em um pronunciamento ao vivo no final da manhã desta quarta-feira, 6, pelo horário de Washington D.C. (início da tarde pelo horário de Brasília), Nikki Haley anunciou oficialmente sua saída da corrida pela vaga republicana na campanha presidencial, depois de ser derrotada nas urnas por Donald Trump em 14 dos 15 Estados que participaram da Superterça.

Com a citação de uma passagem bíblica, Haley, de 52 anos, fez a declaração em Charleston, na Carolina do Sul, seu Estado natal e onde foi governadora por dois mandatos. Ela agradeceu aos eleitores e aos Estados Unidos.

"Chegou a hora de suspender minha campanha", declarou. "Eu disse que queria que os norte-americanos tivessem suas vozes ouvidas. Eu fiz isso. Não tenho arrependimentos."

Em seu discurso de despedida da campanha, Haley não declarou apoio ao ex-presidente Donald Trump, mas o parabenizou pela vitória iminente dentro do Partido Republicano.

"Donald Trump será indicado na Convenção do Partido em julho, e eu o felicito por isso", disse. "Eu felicito qualquer um que vá ser o presidente dos Estados Unidos. Nosso país é muito precioso para deixar nossas diferenças nos dividir."

Haley afirmou que agora é chegada a hora de Trump conquistar os votos dentro do partido daqueles que não o apoiam.

"O melhor da política é trazer as pessoas para as suas causas, e não afastá-las", falou. "Nossa causa conservadora urgentemente necessita de mais pessoas. Agora é a vez de ele (Trump) escolher."

Trump ainda precisa disputar as prévias do Partido Republicano?

Donald Trump ainda não pode ser declarado oficialmente o candidato republicano ao pleito presidencial de 2024, apesar da vitória esmagadora na Superterça sobre Nikki Haley e de estar sozinho na disputa depois que sua adversária anunciou a desistência da corrida na manhã desta quarta-feira, 6.

Ao vencer em 14 dos 15 Estados que participaram das primárias nesta terça-feira, 5, Trump adicionou mais 804 delegados aos que já havia conquistado nas primárias anteriores, totalizando 1.031. Para vencer a indicação dentro do partido, o candidato precisa conquistar 1.215 delegados, uma etapa que não pode ser pulada mesmo diante deste cenário.

Mais de um terço de delegados estava em jogo na Superterça - 865 de um total de 2.429.

Donald Trump. Os quase 2,5 mil delegados se reunirão na Convenção Nacional Republicana para selecionar seu indicado à Presidência | Foto: Reprodução/@realdonadotrump
Candidato presumido

Mesmo estando sozinho na disputa e precisando de apenas 184 delegados para alcançar o mínimo necessário, a partir de agora Trump passa a ser considerado o "candidato presumido".

Ao conquistar os delegados que faltam para atingir o chamado "número mágico", esses delegados vão lançar seus votos na convenção republicana para indicá-lo à vaga.

Marcada para 15 de julho, a Convenção Nacional do Partido Republicano é o evento mais importante da legenda.

Entenda a Superterça

A Superterça é um evento crucial que coloca os candidatos dentro dos partidos muito próximos da indicação presidencial. Nesse dia, o maior número de Estados realiza suas votações em um único dia, incluindo os dois mais populosos dos EUA, Califórnia e Texas.

O que são delegados?

Os delegados são selecionados para representar seu Estado ou região na convenção de indicação do candidato, e cada partido escolhe seus respectivos candidatos presidenciais durante os encontros programados para o verão.

Para os republicanos, essa convenção acontecerá em Milwaukee, no Estado do Wisconsin, e começará em 15 de julho.

Além de votar no candidato que representará o partido em novembro na corrida à Casa Branca, os delegados também aprovam a plataforma e as regras do partido.

Delegados vinculados e não vinculados

O Partido Republicano tem dois tipos de delegados: vinculados e não vinculados.

Os vinculados são obrigados a votar na convenção de acordo com o resultado das primárias ou caucus em seus Estados. Eles precisam estar pelo menos na primeira rodada de votação, de acordo com as regras da legenda.

Os delegados de Guam, Montana, Novo México e Dakota do Sul irão para a convenção sem vínculos, de acordo com um memorando do partido sobre o processo de indicação.

Nota: O número de delegados conquistados por Trump na Superterça foi atualizado nesta quinta-feira, 07, às 11h30, de acordo com a apuração dos votos.


Com informações da Revista Oeste

Revista Oeste

Donald Trump Eleições EUA Conservadores Partido dos Republicanos

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!