O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), Daniel Hagari, disse que o "Irã vai suportar as consequências por escolher agravar ainda mais" o conflito no Oriente Médio. O oficial deu a declaração em um vídeo publicado no Twitter/X da corporação, neste sábado, 13.
A mensagem foi divulgada no mesmo dia em que o Irã atacou o território israelense. O governo iraniano disparou mais de 300 drones explosivos e mísseis contra Israel. A defesa israelense conseguiu interceptar 99% dos projéteis.
No vídeo, Hagari acusa o Irã de financiar, fornecer armamento e treinar o "terror" no Oriente Médio. Ele também disse o governo iraniano é o maior patrocinador estatal do terrorismo no mundo.
"Iran will bear the consequences for choosing to escalate the situation any further."
— Israel Defense Forces (@IDF) April 13, 2024
Watch IDF Spokesperson RAdm. Daniel Hagari"s statement regarding Iranian involvement in the war and its effect on the Middle East: pic.twitter.com/AdaJB2WtJd
"A sua rede de terror não ameaça apenas os povos de Israel, Gaza, Líbano e Síria", afirmou Hagari. "O regime do Irã alimenta a guerra na Ucrânia e no além. O Irã vai arcar com as consequências de optar por uma nova escalada da situação."
Israel acusa Irã de apoiar atentado em 7 de outubro
O porta-voz das FDI também disse que o atentado em 7 de outubro de 2023 ocorreu com o apoio do Irã. Na ocasião, o grupo terrorista Hamas invadiu o território de Israel e matou mais de mil pessoas. Além disso, estuprou mulheres e sequestrou centenas de reféns.
"E, desde então, as milícias apoiadas pelo Irã no Iraque e na Síria e os houthis apoiados pelo Irã no Iémen transformaram este conflito num conflito global", afirmou Hagari.
Fonte: Revista Oeste