O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou, nesta terça-feira, 14, que vai entrar com um requerimento para convidar a pesquisadora Michele Prado a comparecer à Comissão de Comunicação da Câmara.
O parlamentar quer esclarecimentos de Michele, sobre denĂșncias feitas pela especialista no X. Conforme a acadĂȘmica, a primeira-dama Janja criou uma "milĂcia digital" muito mais "nociva" que o suposto gabinete do ódio dos bolsonaristas. Por meio desse grupo, Janja estaria manipulando a opinião pĂșblica "como bem deseja", segundo Michele.
"É de mĂĄxima importância ouvir e trazer luz a essas denĂșncias", disse Ferreira.
Janja não é a Ășnica criticada
Em um tuĂte do ministro Paulo Pimenta, segundo o qual as "fake news" aumentaram no Rio Grande do Sul (RS), em virtude da tragédia, a especialista perguntou qual estudo ele havia usado.
Isso porque, de acordo com ela, recentemente, uma jornalista da GloboNews "inseriu, por conta própria, a informação falsa de que 31% dos discursos de sentimentos antigovernamentais e anti-institucionais eram desinformação, e não classificamos isso".
"NotĂcias falsas" tĂȘm sido a narrativa do governo federal para levar a população a crer que o Estado não foi omisso no que diz respeito a providĂȘncias no RS.
VeĂculos de comunicação noticiaram que o protagonismo popular na tragédia é mentira, e que as iniciativas estatais é que tĂȘm mitigado os efeitos das enchentes.
Fonte: Revista Oeste