Área atingida por queimadas no Brasil, mais que dobra no 1º semestre

Cerca de 66% das queimadas ocorreram na Amazônia

Por Trago Verdades em 12/07/2024 às 16:59:22

O número de queimadas também aumentou no Pantanal brasileiro | Foto: Reprodução Internet

O território do Brasil atingido por incĂȘndios mais que dobrou no primeiro semestre de 2024. A informação é de um levantamento do MapBiomas, divulgado nesta sexta-feira, 12.

Segundo o instituto, cerca de 4,48 milhões de hectares foram queimados entre janeiro e junho. Houve um aumento de 119% em comparação com o mesmo perĂ­odo de 2023, quando o fogo atingiu 2,08 milhões de hectares.

O monitoramento revela que 66% das queimadas ocorreram na Amazônia, com 2,97 milhões de hectares afetados. O cerrado registrou a queima de 947 mil hectares, um aumento de 48% em relação ao mesmo perĂ­odo do ano passado.

JĂĄ no Pantanal, 468 mil hectares foram queimados, sendo 370 mil hectares apenas em junho - a maior ĂĄrea jĂĄ registrada pelo Monitor do Fogo, plataforma do MapBiomas.

Território atingido por queimadas em Roraima

No inĂ­cio de 2024, houve uma concentração significativa de incĂȘndios em Roraima, especialmente em ĂĄreas de vegetação campestre. Esse Estado, diferentemente do restante da Amazônia, enfrenta um perĂ­odo de seca, nos primeiros meses do ano, decorrente do El Niño.

IncĂȘndios transformam Pantanal em cemitério de animais a céu aberto

O fenômeno criou condições propĂ­cias para a propagação do fogo, de acordo com Felipe Martenexen, pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia. O especialista afirmou que o El Niño criou um ambiente propĂ­cio para o alastramento do fogo em Roraima, o que gerou "desafios adicionais de controle e mitigação".

Estados mais afetados

O Monitor do Fogo também revelou que os Estados com maiores ĂĄreas queimadas no primeiro semestre de 2024 foram:

  • Roraima, com 2 milhões de hectares queimados (44% do total nacional);
  • ParĂĄ, com 535 mil hectares; e
  • Mato Grosso do Sul, com 470 mil hectares.

Juntos, os trĂȘs Estados representaram 67% da ĂĄrea total afetada pelas chamas durante o semestre.

Fonte: Revista Oeste

Comunicar erro

ComentĂĄrios