Boletim médico atualiza estado de Izquierdo, zagueiro do Nacional: "comprometimento cerebral"

Jogador uruguaio está internado no Hospital Albert Einstein desde 22/8, após desmaiar durante o jogo contra o São Paulo na Libertadores; exames deste domingo (25) apontam aumento da pressão intracraniana

Por Trago Verdades em 25/08/2024 às 20:43:13

TTORE CHIEREGUINI/ AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

O zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional, do Uruguai, foi submetido a novos exames neste domingo (25), no Hospital Albert Einstein, onde está internado desde quinta-feira, após desmaiar no campo do MorumBis em partida contra o São Paulo, pela Libertadores. De acordo com o Boletim Médico publicado nesta tarde, foram identificados progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana.

"Internado desde o dia 22 de agosto de 2024, às 20h55, o paciente Juan Manuel Izquierdo foi submetido a novos exames neste domingo, 25. A avaliação demonstrou progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana. Juan segue sob cuidados intensivos neurológicos, dependente de ventilação mecânica", informou o Boletim Médico.

Anteriormente, na tarde de sábado (24), havia sido divulgado pelos médicos que Izquierdo sofreu uma parada cardíaca na chegada ao hospital e foi necessário o uso do desfibrilador para reanimá-lo. Desde então o jogador continua internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O presidente do Nacional, Alejandro Balbi, voltou a São Paulo e está no hotel para acompanhar a família de Izquierdo.

A mulher do jogador, Selena, não veio ao Brasil porque está cuidando dos filhos do casal. Eles têm uma menina de 8 anos e um menino que nasceu na semana passada. Ela pediu orações ao marido. "Ele tem muito a viver. Por favor, rezem por ele", escreveu em suas redes sociais. O São Paulo homenageou o jogador uruguaio antes do jogo deste domingo contra o Vitória, no MorumBis. Os jogadores subiram ao gramado vestindo uma camisa azul com a frase "força, Izquierdo", em espanhol.

Entenda o caso

O cronômetro marcava 38 minutos do segundo tempo quando Izquierdo foi ao chão. O jogo já estava parado para atendimento de Rafinha, do São Paulo. Um estado de apreensão tomou conta dos jogadores, que fizeram sinal para que o zagueiro fosse atendido rapidamente. Uma das ambulâncias entrou no campo. O jogador foi imobilizado, retirado do estádio ainda consciente e levado para a unidade do Morumbi do Albert Einstein.

Izquierdo havia entrado no jogo no intervalo, no lugar do também zagueiro Sebastián Coates. O técnico Martín Lasarte já havia feito as cinco substituições permitidas, mas o protocolo da Conmebol permite mais uma troca em caso de lesão. Entrou, então, Emiliano Velázquez. O São Paulo publicou uma mensagem de apoio ao zagueiro após a partida. "Nossos pensamentos estão com Juan Izquierdo, atleta do Nacional. Fuerza, Juan. Estamos contigo", escreveu o clube.

Izquierdo tem 27 anos e atua profissionalmente desde 2018, quando estreou pelo Cerro. Na temporada seguinte, o zagueiro seguiu para o Peñarol, mas entrou em campo apenas em cinco jogos O rival do Nacional também fez um post mandando forças para o jogador.

Em 2020, o atleta seguiu para o Montevideo Wanderers e, na sequência, ao San Luís, do México. Na América do Norte, foi mal e sofreu com críticas da torcida, retornando ao Montevideo Wanderers, pelo qual jogou até o fim de 2021.

No ano seguinte, chegou ao Nacional pela primeira vez, em uma passagem traumática. Ele atuou apenas 13 minutos e sofreu uma fratura na tíbia. O atleta voltou a jogar em 2023, no Liverpool-URU. Izquierdo marcou três gols em 31 jogos e participou da campanha dos títulos do Campeonato Uruguaio e da Supercopa Uruguaia, mas não teve o contrato renovado e pôde voltar ao Nacional para a temporada 2024.


Fonte: Jovem Pan

Comunicar erro

Comentários