Israel anuncia morte do líder do Hezbollah; grupo terrorista confirma baixa

Hassan Nasrallah estava em uma reunião do grupo terrorista em Beirute, no Líbano

Por Trago Verdades em 28/09/2024 às 11:38:18

Hassan Nasrallah tinha 64 anos | Foto: Reprodução/TV Globo

Israel anunciou, neste sábado, 28, que matou o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em um ataque aéreo. A ação marca um golpe significativo contra o grupo terrorista depois de meses de conflitos. O Hezbollah ainda não confirmou a morte.

Nasrallah, o mais poderoso alvo abatido por Israel nas últimas semanas de intensos combates com o Hezbollah, morreu junto com vários comandantes do grupo terrorista libanês, segundo o Exército israelense. Entre os mortos estaria Ali Karki, comandante da frente sul do Hezbollah.

O chefe do Estado-Maior de Israel, tenente-general Herzi Halevi, afirmou que o ataque à liderança do Hezbollah foi resultado de "um longo período de preparação". A operação aérea ocorreu durante uma reunião da liderança do grupo em sua sede, em Dahiyeh, no sul de Beirute, no Líbano.

O Ministério da Saúde libanês informou que seis pessoas morreram e 91 ficaram feridas nos ataques. As ações destruíram seis prédios residenciais.

Israel mobiliza soldados

Ataque quartel-general Hezbollah Beirute
Ataque quartel-general Hezbollah Beirute | Foto: Emilie Madi/Reuters

O Exército israelense informou que estava mobilizando soldados de reserva adicionais diante do aumento das tensões com o Líbano. As Forças de Defesa de Israel ativaram três batalhões depois de enviar duas brigadas ao norte de Israel, no início da semana, para treinar para uma possível invasão terrestre.

Na manhã deste sábado, o Exército israelense realizou vários ataques no sul de Beirute e no Vale de Bekaa, no leste do Líbano. O Hezbollah respondeu lançando dezenas de projéteis no norte e centro de Israel e na Cisjordânia ocupada por israelenses.

Hezbollah confirma morte de líder

Israel ataca Beirute
Beirute foi atacada por mísseis de Israel enquanto premier Benjamin Netanyahu discursava na ONU | Foto: IRNA/Fotos Públicas

O grupo terrorista Hezbollah confirmou a morte de seu líder, Hassan Nasrallah, neste sábado, 28, depois de um contra-ataque das Forças Armadas de Israel (FDI) na base dos terroristas no Líbano.

Nasrallah era uma figura proeminente no terrorismo global e foi responsável por transformar o Líbano em uma base armada. Além disso, outros líderes importantes do Hezbollah estavam reunidos com Nasrallah durante os ataques e possivelmente também morreram.

Apesar da morte de seu líder, o Hezbollah afirmou que sua batalha contra Israel continuará. O Hamas, grupo terrorista aliado do Hezbollah, declarou que a morte de Nasrallah "apenas fortalece a resistência".

Com a morte de Hassan Nasrallah, Israel espera enfraquecimento do Hezbollah

Sayyed Hassan Nasrallah
O grupo terrorista tem poder de fogo superior ao do Hamas | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

O tenente-coronel israelense Nadav Shoshani informou que Israel está em alerta máximo para um possível conflito mais amplo depois da eliminação de Nasrallah. "Esperamos que isso mude as ações do Hezbollah", afirmou.

Ele também mencionou que ainda há um longo caminho para degradar completamente as capacidades do grupo terrorista. "Temos visto o Hezbollah realizar ataques contra nós por um ano", disse Shoshani. "É seguro assumir que eles continuarão realizando seus ataques contra nós ou tentarão."

O ataque aéreo de sexta-feira, em Beirute, capital do Líbano, resultou em seis mortes e 91 feridos, conforme relatado pelo Ministério da Saúde do país. O bombardeio ocorreu pouco depois do discurso do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Organização das Nações Unidas.

Na madrugada de sábado, novas explosões foram relatadas em Beirute. Israel afirmou que estava mirando em alvos com armamento do Hezbollah.


Com informações da Revista Oeste
Comunicar erro

Comentários