O ator John Amos, conhecido por seus papéis em filmes como Um Príncipe em Nova York e Duro de Matar 2, morreu aos 84 anos, em Los Angeles, por causas naturais. A morte foi anunciada pelo filho, K.C. Amos, nesta terça-feira, 1º.
"É com grande tristeza que compartilho a notícia do falecimento de meu pai", declarou K.C., em comunicado. "Ele foi um homem de coração generoso e amável, amado por muitos ao redor do mundo."
Nascido em Newark, Nova Jersey, John Amos começou sua carreira como roteirista, mas alcançou fama como ator. Seu principal papel foi James Evans, o patriarca da série Good Times, exibida entre 1974 e 1979. A série foi a primeira sitcom a retratar uma família afroamericana nos Estados Unidos.
Outro papel marcante na carreira de John Amos foi como a versão mais velha de Kunta Kinte na minissérie Raízes, que retratava a saga de uma família negra desde a captura na África até o período pós-escravidão nos Estados Unidos. A atuação de Amos lhe rendeu uma indicação ao Emmy, principal prêmio da televisão norte-americana.
Amos também fez carreira no cinema. Seus principal papel foi como o gerente de restaurante em Um Príncipe em Nova York (1988), filme estrelado por Eddie Murphy. Ele reprisou seu papel em Um Príncipe em Nova York 2, lançado em 2021.
Além disso, atuou em outros filmes de sucesso como Duro de Matar 2 (1990) e Dr. Dolittle 3 (2006). Amos deixa dois filhos, K.C. e Shannon, frutos de seu primeiro casamento.
Confira a filmografia de John Amos
Fonte: Revista Oeste