Joice Hasselmann (Podemos) não conseguiu se eleger vereadora na cidade de São Paulo, obtendo menos de 2 mil votos. O resultado contrasta com estatísticas de 2018, quando ela foi a deputada federal mais votada do Estado, com mais de 1 milhão de votos.
Em 2019, Joice se destacou ao ser escolhida como líder do governo de Jair Bolsonaro (PL) no Congresso Nacional, porém, meses depois, rompeu com o ex-presidente depois de perder o cargo, tornando-se oposição.
Em 2020, tentou ser prefeita de São Paulo e ficou em sétimo lugar. Na eleição de 2022, disputou uma vaga na Câmara dos Deputados, mas obteve pouco mais de 13 mil votos e não foi eleita.
Já neste domingo, 6, ela recebeu 1.673 votos e não conseguiu uma cadeira na Câmara Municipal de São Paulo.
Saiba quem são os 55 vereadores eleitos em São Paulo
Além de levarem Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (Psol) ao segundo turno na disputa pela prefeitura, os eleitores de São Paulo definiram, neste domingo, 6, quem serão os 55 vereadores da cidade no decorrer dos próximos quatro anos.
Lucas Pavanato (PL) foi o mais bem votado. Com 161 mil votos, ele conquistou a sua primeira eleição — e serviu como puxador de votos para a legenda. Ao todo, a bancada do Partido Liberal na Câmara Municipal paulistana será composta de sete vereadores a partir do ano que vem.
Quem também vai exercer seu primeiro mandato na política será Ana Carolina Oliveira (Podemos). Ela é mãe de Isabella Nardoni, menina de 5 anos que foi assassinada pelo pai e pela madrasta, em 2002, na zona norte da capital paulista. Ana Carolina foi a segunda mais bem votada na cidade, sendo a escolha de 129 mil eleitores. Ao todo, o Podemos elegeu seis vereadores em São Paulo.
No geral, o PT seguirá como a maior bancada na Câmara Municipal paulistana. Oito petistas se deram bem e foram eleitos. Dessa forma, o partido repete o desempenho da eleição de 2020.
União Brasil, MDB, Psol, PP, PSD, PSB, Republicanos, Rede, PV e Novo são os outros partidos que terão representatividade na próxima legislatura da Câmara Municipal da capital paulista.
Confira, abaixo, a lista completa — com nome, partido e número de votos — dos 55 vereadores eleitos na cidade de São Paulo:
Fonte: Revista Oeste