O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), restabeleceu o Twitter/X, nesta terça-feira, 8.
Há alguns dias, a big tech cumpriu a ordens do juiz do STF, entre elas, a de indicar um representante da empresa no Brasil e censurar perfis a pedido do tribunal. Além disso, a empresa pagou aproximadamente R$ 30 milhões em multas.
"Decreto o término da suspensão e autorizo o imediato retorno das atividades do X Brasil Internet Ltda. em território nacional e determino à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que adote as providências necessárias para efetivação da medida, comunicando-se esta Suprema Corte, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas", afirma Moraes, em trecho da decisão favorável à reativação do Twitter/X no país.
A rede social, contudo, não vai voltar imediatamente. Isso porque o primeiro passo para o desbloqueio de uma rede social no Brasil é o Poder Judiciário ordenar que a Agência Nacional de Telecomunicações repasse o ofício com a ordem para as operadoras de internet ligadas ao órgão.
Volta do Twitter por Alexandre de Moraes
Em virtude de o Brasil ter aproximadamente 20 mil provedores, a volta dos serviços do X vai demorar um pouco.
Cada operadora realiza seus próprios procedimentos técnicos para atender à medida, o que pode levar algum tempo, segundo o diretor de tecnologia da empresa de telecomunicações Sage Networks, Thiago Ayub.
Entre as operadoras que precisam atender à ordem está a Starlink, do mesmo proprietário do X, Elon Musk.
Fonte: Revista Oeste