O Exército Brasileiro informou que a Operação Carro-Pipa será suspensa na Paraíba a partir desta segunda-feira, 25, por falta de verbas do governo Luiz Inácio Lula da Silva. O programa fornece água potável a 159 municípios do Estado, sendo essencial para uma população de cerca de 270 mil pessoas. As informações são do Portal da Paraíba.
Ao serem interrompidos, os serviços dos pipeiros individuais vão afetar diretamente 140 mil habitantes. O Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército comunicou a decisão aos coordenadores da Defesa Civil.
Esforços na Paraíba para garantir recursos para a Operação Carro-Pipa
Presidente da Associação da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho afirmou ao portal que pretende buscar apoio da bancada federal para conseguir recursos adicionais.
"Estamos solicitando à bancada federal, porque o fornecimento de água é essencial para a vida dessas pessoas", afirmou Coelho.
Instituída em 2012, a Operação Carro-Pipa é uma iniciativa do governo federal e tem o objetivo de garantir o abastecimento de água na Região Nordeste e no norte de Minas Gerais. A operação é gerida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (Sedec/MIDR) e pelo Ministério da Defesa (MD).
Atualmente, a operação atende aproximadamente 1,5 milhão de pessoas em 372 municípios e utiliza 3,1 mil pipeiros. Esses profissionais distribuem água potável nas zonas rurais das cidades do semiárido, onde a escassez de água é uma constante.
Nota do Exército Brasileiro
O Exército Brasileiro, como órgão executor da Operação Carro-Pipa, reafirmou em nota o seu compromisso usar seus esforços para evitar a interrupção do fornecimento de água potável. Confira o comunicado na íntegra:
Justificativa para a falta de recurso e consequente paralisação:
O Exército Brasileiro tem participação na Operação Carro-Pipa como órgão executor e vem envidando esforços para que não haja interrupção no fornecimento de água potável, além de estar em contato permanente com os órgãos governamentais, a fim de encontrar soluções para a disponibilização de recursos que possam atender a Operação.
Nos momentos em que ocorrem interrupções na Operação Pipa, tendo em vista a falta de créditos, faz-se necessário o reajuste dos planos de trabalhos que tem interferência direta nos valores a serem pagos aos pipeiros contratados.
Cabe destacar que a Operação atualmente atende uma população aproximada de 1,5 milhão de pessoas, distribuídas por cerca de 372 municípios e conta com 3.100 pipeiros que realizam a distribuição de água potável pelas zonas rurais das cidades do semiárido, participantes da Operação Carro-Pipa.
Fonte: Revista Oeste