Juíza cita "facismo" ao mandar retirar outdoor com a frase: "Deus, pátria, família e liberdade"

Ter fé, amar e querer proteger a família, ser patriota e reivindicar liberdade, passou a ser visto como "ameaça"

Por Trago Verdades em 14/09/2022 às 17:20:43

Reprodução

A juĂ­za Marisa Gatelli, da 165ÂȘ Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul, mandou retirar um outdoor com a frase "Deus, pĂĄtria, famĂ­lia e liberdade" em Vale Real, a 90 quilômetros de Porto Alegre. Marisa usou uma notĂ­cia como argumento.

"Ainda que o artefato em questão não faça pedido explĂ­cito de votos ou menção a Bolsonaro, resta incontroverso que contém o lema e as cores de sua campanha eleitoral, não passando de fora (sic) dissimulada de propaganda polĂ­tica", sustentou a magistrada, na decisão proferida na terça-feira 6.

No documento, Marisa ressalta ainda que a frase no painel "estĂĄ ligada ao facismo (sic), discrepando, porém, do regime democrĂĄtico vigente no paĂ­s". Caso o outdoor sobre Deus, pĂĄtria e a famĂ­lia não seja retirado, haverĂĄ multa.

Marisa deu a sentença contrariando o posicionamento do Ministério PĂșblico (MP) segundo o qual "não se pode afirmar que o artefato implantado tenha caracterĂ­sticas de propaganda eleitoral". O órgão não viu problemas na peça.

"Nos termos do art. 37-A da lei n.Âș 9.605/98, "não configuram propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explĂ­cito de voto, a menção à pretensa candidatura, a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos e os seguintes atos, que poderão ter cobertura dos meios de comunicação social, inclusive via internet", constatou o MP.

HĂĄ uma frase atribuĂ­da ao Ex-Primeiro-Ministro britânico Winston Churchill, que diz: "Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas". Embora não possa ser comprovada sua autoria, faz todo sentido com o que vemos atualmente. Até mesmo porque, fascismo e comunismo são duas faces da mesma moeda, mas os Ășltimos, se julgam "melhores" que os primeiros. Neste sentido, vale, aĂ­ sim, uma frase do lĂ­der da coalizão que derrotou o fascismo e o nazismo na 2ÂȘ Guerra Mundial. Em um texto de 1937, Churchill dizia que comunismo e fascismo o lembravam "do polo Sul e polo Norte. Eles estão nos extremos opostos da Terra, mas se vocĂȘ acordar em um deles amanhã, vocĂȘ não saberĂĄ qual é qual".

Fonte: Terra Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios