Setembro Amarelo: conheça 7 aplicativos que podem ajudar na saúde mental 

Por Trago Verdades em 16/09/2022 às 12:27:29

Imagem: Shutterstock

Estamos no mĂȘs da prevenção ao suicĂ­dio e, automaticamente, dos cuidados com o bem-estar da saĂșde mental. Denominado Setembro Amarelo, o perĂ­odo traz uma campanha de prevenção idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da realidade da prĂĄtica no Brasil e no mundo.

De acordo com informações do site oficial do Setembro Amarelo (disponĂ­vel aqui), uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da SaĂșde (OMS) apurou que em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicĂ­dios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, que podem elevar esse nĂșmero a mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicĂ­dio por dia.

Ilustração de emoticons representando humor
Imagem: tomertu/Shutterstock


O suicĂ­dio é um importante problema de saĂșde pĂșblica, com impactos na sociedade como um todo. Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do ato, um tema que ainda é visto como tabu. Pensando nisso, separamos sete aplicativos que podem ajudar diariamente com o bem-estar da sua saĂșde mental e auxiliar na busca por apoio.

Vale destacar, no entanto, que o acompanhamento com um profissional é fundamental. Caso vocĂȘ esteja ou conheça alguém que estĂĄ em situação de risco e precisa de ajuda, também temos uma relação com os canais pelos quais é possĂ­vel solicitar assistĂȘncia.

Sete aplicativos que podem ajudar na prevenção ao suicĂ­dio

  1. TĂĄ Tudo Bem? – apoio emocional com foco na prevenção ao suicĂ­dio
  2. Calm Harm – meditação e relaxamento
  3. CĂ­ngulo – uma terapia guiada
  4. Happify – ajuda no estresse e preocupação
  5. Daylio – funciona como um diĂĄrio para controle emocional e de humor
  6. Be Okay – pode ajudar na ansiedade através do controle da respiração
  7. Rootd – focado na superação de ataques de pânico

A maioria dos apps estão disponĂ­veis tanto para Android quanto para iOS. Apesar do foco de alguns em determinadas questões emocionais, todos abrangem e oferecem opções de auxĂ­lio em qualquer contexto, desde o relaxamento até a necessidade de falar com alguém – geralmente existe o chamado "botão de emergĂȘncia" para isso.

Importante lembrar que a OMS também lançou, em 2021, um guia informativo que implementou a abordagem "Live Life" na prevenção mundial do suicĂ­dio. O objetivo é reduzir a taxa até 2030. O dia 10 de setembro foi instaurado como Dia Mundial de Prevenção ao SuicĂ­dio, também temos uma publicação sobre como identificar sintomas em adolescentes.


Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro

ComentĂĄrios