A Tesla atingiu outro marco significativo na fabricação de seus veículos. A montadora compartilhou no sábado que sua super fábrica no Texas produziu recentemente seu veículo elétrico de número 10 mil. O modelo é o SUV Modelo Y, e a conquista pode ser uma boa notícia para quem espera comprar um Cybertruck no próximo ano.
A montadora inicialmente esperava iniciar a produção em volume em 2021, mas depois atrasou o Cybertruck para 2022 e depois 2023.
De acordo com relatórios, uma das razões pelo atraso do próximo EV da Tesla é um gargalo relacionado à próxima geração de 4680 células de bateria da empresa. Em 2020, o CEO da Tesla, Elon Musk, disse que a tecnologia levaria a veículos elétricos que custariam menos do que carros com motores de combustão. Nesse ponto, no entanto, a Tesla e a Panasonic, sua parceira de baterias ainda não haviam produzido as células em escala, e foi apenas em junho passado que eles estavam aptos para um aumento da produção.
E é por isso que a marca atingida pelo Modelo Y é interessante. Em abril, Tesla começou a vender uma nova variante do SUV que possui 4680 células de bateria. Com isso ele tem autonomia de cerca de 440 km com uma única carga, e seu preço sugerido está a partir de US$ 59.990.
Até o último sábado (17), a Tesla não havia informado quantas das novas variantes AWD da gama ela produziu até o momento. No entanto, a Electrek estima que a superfábrica do Texas esteja atualmente fabricando mais de 1.000 veículos Modelo Y por semana, e que a fábrica provavelmente dobrará sua capacidade muito em breve.
Via Engadget
Olhar Digital