"The New York Times" publica artigo questionando o avanço do STF sobre os direitos constitucionais

Publicação questionou se "para defender a democracia", a suprema corte não estaria "indo longe demais", provocando desequilíbrio entre os poderes no Brasil

Por Trago Verdades em 27/09/2022 às 19:36:44

Fabio Pozzebom/Agencia Brasil

Um artigo do The New York Times, o maior jornal dos Estados Unidos, publicado nesta segunda-feira, 26, fez um retrato do atual desequilíbrio entre os três poderes constitucionais no Brasil, apontando para a recente expansão de força no Supremo Tribunal Federal, como uma potencial ameaça à democracia do país. O título escolhido pela publicação foi o questionamento: "Para defender a democracia, a suprema corte do Brasil está indo longe demais?". A reportagem usa a recente operação contra oito empresários bolsonaristas para ilustrar a atuação do STF acima de princípios democráticos. No caso em questão, a Polícia Federal agiu sob ordens do ministro Alexandre de Moraes, com base em conversas privadas dos envolvidos em uma rede de mensagens. Segundo o The New York Times, essa teria sido uma demonstração do poder da suprema corte e de sua expansão pelo país. A reportagem cita a preocupação de juristas sobre ilegalidades na atuação do STF, dizendo que o ativismo judicial de Moraes e seus colegas conta com o apoio de líderes políticos de esquerda e grande parte da imprensa. O artigo se concentrou ainda no poder exercido por Moraes nos últimos anos, resumindo ao leitor casos como o da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PTB), nos quais, segundo a publicação, na totalidade das ações, o ministro agiu unilateralmente. Para ilustrar aos norte-americanos o poder do STF no Brasil atualmente, o The New York Times fez uma comparação entre a suprema corte dos Estados Unidos, que avalia de 100 a 150 casos anualmente, enquanto o STF emitiu mais de 505 mil decisões nos últimos cinco anos.

The relationship between Mr. Bolsonaro, left, and Mr. Moraes has grown contentious over some of the cases that Mr. Moraes has pursued against supporters of the president.
A relação entre o Bolsonaro e Moraes, tornou-se controversa sobre alguns dos casos que o Moraes moveu contra apoiadores do presidente. Foto: Adriano Machado/Reuters
Juristas sérios, têm alertado sobre os avanços do STF, "anulando" direitos garantidos pela Constituição. Essa atitude, corroborada pela maioria dos ministros da Suprema Corte, provoca desequilíbrio e compromete a harmonia e independência entre os Poderes.

*Com informações do repóter Victor Hugo Salina

Fonte: Jovem Pan

Comunicar erro

Comentários