Nas últimas semanas, o furacão Ian tem devastado a Flórida e arredores, acarretando diversos desastres naturais e humanos.
Fora da Terra, são diversas as imagens que mostram a situação de um outro ângulo. Recentemente, astronautas da ISS flagraram a formação do furacão. Agora, satélites fotografaram a destruição causada pelo fenômeno.
Leia mais:
As imagens dos satélites também mostram vislumbres de recuperação, pois as luzes podem ser vistas voltando onde a energia já foi restaurada após interrupções generalizadas.
Satélites de observação da Terra operados por empresas privadas e agências governamentais estão desempenhando papel crítico na avaliação da extensão dos danos, pois os satélites podem espiar áreas que ainda podem estar fora do alcance das equipes de resgate terrestres.
Satélites de propriedade da empresa estadunidense Maxar Technologies capturaram a devastação ao longo da praia em Fort Myers, no condado de Lee, na costa oeste da Flórida, onde bairros inteiros foram dizimados pela tempestade, que elevou o nível do mar em mais de 3,7 m acima dos níveis normais de maré, de acordo com a Sky News.
A comparação das imagens capturadas antes e depois do Ian mostra a diferença em torno da praia de Fort Myers: A vila de pescadores ao redor do píer parece completamente destruída pela tempestade, assim como muitas casas ao redor da avenida principal.
Imagens coletadas pelo concorrente da Maxar, Planet, mostram calçada desmoronada conectando a Ilha Sanibel à Flórida continental.
Imagens de baixa resolução tiradas por satélites operados pelo programa europeu de monitoramento ambiental Copernicus e pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) mostraram o escoamento de água escura e suja da costa inundada mudando a cor do turvo Golfo do México.
Em testemunho mais otimista, o satélite NOAA 20 capturou visão noturna da Flórida que mostra as luzes voltando em muitas áreas onde a energia já foi restaurada após interrupções generalizadas após a passagem do furacão.
Com informações de Space.com
Imagem destacada: Maxar Technologies
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital