"O Distrito Federal é hospedeiro dos principais poderes, então essa harmonia, desde o inĂcio, foi o que nós buscamos". Durante o anĂșncio de apoio, IbanĂȘs citou a importância do governo federal na realização de obras no DF, que tem "dependĂȘncia muito forte" do Fundo Constitucional.
A instituição do Fundo Constitucional do DF estĂĄ prevista na Constituição e os recursos, corrigidos anualmente, são usados para custear a organização e a manutenção das forças de segurança pĂșblica, bem como assistĂȘncia financeira para serviços pĂșblicos de saĂșde e educação. Em 2022, a previsão do orçamento do fundo é de R$ 16,28 bilhões.
No primeiro turno das eleições, o candidato Bolsonaro obteve 51,65% dos votos vĂĄlidos no Distrito Federal. Luiz InĂĄcio Lula da Silva ficou com 36,85% de preferĂȘncia do eleitorado da capital.
Segundo Bolsonaro, essa harmonia entre os poderes e entes da federação é importante para a governabilidade. "Nada melhor para um Presidente da RepĂșblica do que ter um governador amigo ao seu lado. Todos ganham, em especial a governabilidade", disse.
"Hoje, vocĂȘs podem ver o perfil dos novos ou reeleitos parlamentares na Câmara e no Senado, um perfil mais conservador, mais famĂlia, um perfil mais liberdade econômica. Ou seja, estĂĄ tudo pavimentado para que a harmonia seja completa entre Executivo e Legislativo, para o bem do nosso querido Brasil", completou Bolsonaro.
Fonte: AgĂȘncia Brasil