Enem: ferramenta de IA ajuda candidatos com dificuldades de aprendizado 

Por Trago Verdades em 09/10/2022 às 11:14:21

Imagem: Shutterstock

Faltam apenas algumas semanas para o conhecido – e temido – Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pensando nisso, e em pré-vestibulandos que sentem dificuldades de aprendizado, uma startup desenvolveu uma ferramenta de ensino adaptativo que usa inteligência artificial (IA) para mostrar em quais matérias os alunos devem focar para superar as deficiências.

Criado pela edtech Gama Ensino, a plataforma Gama Pré-Vestibular identifica lacunas no aprendizado e cria uma trilha personalizada para suprir as deficiências, contribuindo para que o estudante aumente, de forma exponencial, suas chances de aprovação. Atualmente, de acordo com Nilton Sagrillo, fundador da instituição, 80% dos estudantes chegam à plataforma em busca de aprovação no curso de medicina. Deste total, em torno de 55% obtêm sucesso.

"Em outros cursos, conseguimos uma aprovação até maior, chegando a 80%", destacou.

Julio Ricco/Shutterstock


Ainda segundo o executivo, em níveis de universidades federais as taxas de aprovação alcançam 60%. "Analisamos que o método tradicional de ensino distribui conteúdo de maneira padronizada, sem levar em consideração o processo individual de aprendizagem. Essa metodologia pouco auxilia os alunos em superar suas principais dificuldades. Precisamos conhecê-lo para realmente prepará-lo."

Após teste de proficiência e definição de critérios através de um algoritmo de adaptative learning, o desempenho do aluno em dez disciplinas é medido: filosofia, sociologia, história, geografia, física, química, biologia, matemática e português. A IA, então, reconhece as lacunas cognitivas do aluno e define seu perfil de forma síncrona a partir de módulos. O diagnóstico é não-linear: dependendo do desempenho, um aluno pode ser alocado em um nível avançado em química e, ao mesmo tempo, básico em física. Cada módulo dura cinco semanas, com um simulado no fim de cada período.

O sistema também leva em consideração o retrospecto histórico das questões do Enem – o banco de dados considera questões de provas realizadas desde 1998.

"Por conta desse retrospecto, temos conhecimento de que certos temas dentro de uma disciplina são mais explorados do que outros na prova. Em um exemplo hipotético, se o algoritmo nos diz que 44% das questões de matemática no Enem serão sobre álgebra e 9% sobre probabilidade, é melhor termos um aluno nota 5 em probabilidade e 10 em álgebra do que o contrário para obter a aprovação", explicou Sagrillo.

O que esperar do Enem 2022?

Para Paulo Victor Scherrer, especialista em Enem na Gama Ensino, o Enem 2022 não deve abordar temas muito atuais. "Pandemia, eleições presidenciais de 2022 e Copa do Mundo no Catar não serão assuntos cobrados na prova. Isso acontece porque o BNI (Banco Nacional de Itens), sistema de armazenamento das questões do Enem, não é alimentado com novas questões desde antes da Pandemia. Apesar do número escasso de questões no BNI, [no entanto] o Inep garantiu que a prova de 2022 será composta de questões inéditas", afirmou.

Ele também acrescentou que para garantir um bom resultado no exame, o candidato precisa incluir em sua rotina de estudos a realização das provas anteriores do exame. "Essa é a melhor forma de direcionar os estudos para as áreas em que o aluno precisa melhorar a pontuação. Os erros são os melhores indicadores de quais conteúdos o candidato precisa estudar e revisar até o dia do Exame", aconselhou.

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Crédito editorial: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

O sistema Gama pré-vestibular é voltado para pessoas interessadas nos famosos cursinhos para vestibulandos. Para ter mais informações, como preços e materiais necessários, você deve acessar o site da startup e se cadastrar. Um consultor deverá entrar em contato.

O Enem 2022 acontecerá nos dias 13 e 20 de novembro. No primeiro dia a prova contará com 5h30 de duração e 90 questões de múltipla escolha: 45 de linguagens (português e inglês) e outras 45 de ciências humanas. O aluno ainda deve preparar a redação dissertativa-argumentativa. Já no segundo dia serão cinco horas de prova e os estudantes devem responder questões de matemática e ciências da natureza.

A abertura dos portões será às 12h e fechamento às 13h. A prova terá início às 13h30. A data e hora da divulgação dos resultados ainda não foi definida.


Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro

Comentários