O Generation 6 (Geração 6) é o primeiro eVTOL para quatro passageiros desenvolvido especialmente para ser usado como um táxi voador, incluindo espaço de sobra para malas. Um eVTOL é um veículo elétrico que consegue decolar e pousar de forma vertical, como um drone ou helicóptero.
O táxi voador da Wisk Aero pode ser operado a uma altura de 762 metros até 1,21 km, com uma velocidade de 200 a 222 km/h e um alcance de 144 km.
O tempo de carregamento da bateria é de 15 minutos. Esse é um veículo autônomo, mas que foi projetado para ser supervisionado por um piloto em todos os voos. De acordo com a empresa, esse eVTOL é totalmente seguro, com uma chance em um bilhão de enfrentar algum problema no voo.
Segundo informações da Wisk, o preço médio de US$ 3 (ou R$ 15,87 na conversão direta) a cada 1,6 km percorridos, ou seja, um custo bem acessível para um táxi voador elétrico.
O CEO conta que espera ter até 5000 eVTOLs em operação até 2035. Além disso, a empresa também contou ao site CNet que pretende transportar nos próximos anos até 300 milhões de passageiros em corridas rápidas, ou melhor, voos rápidos.
Clique abaixo para ver um vídeo de apresentação do eVTOL táxi aéreo da Wisk Aero.
O CEO da Wisk, Gary Gysin, falou sobre os objetivos do projeto. Para ele, "o problema que estamos tentando solucionar é o super congestionamento de cidades como Los Angeles, Nova York, Londres, Mumbai e São Paulo."
O executivo completa: "se você está preso em um carro por uma hora e meia ou duas horas, você pode ter de 30 a 60 km para percorrer, mas sem fazer ideia de como vai chegar até o seu destino."
Por enquanto, Wisk Generation 6 ainda busca a certificação pela FAA (Federal Aviation Administration ou Administração Federal de Aviação), o órgão equivalente a nossa Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Fonte: Olhar Digital