O Brasil lidera o ranking de países do G20 em recuo da taxa de desemprego. O país saiu de um índice de 13,1% de desempregados em agosto de 2021, para 8,9% no mesmo mês deste ano, registrando uma queda de 4,2 pontos porcentuais.
A lista elaborada pela agência classificadora de risco Austin Rating, a pedido do CNN Brasil Business, traz o Brasil em primeiro lugar, seguido pela Espanha, Turquia, Canadá e Estados Unidos.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego no Brasil caiu de 9,1%, no trimestre terminado em julho, para 8,9%, no encerrado em agosto. O órgão divulgou os dados em 30 de setembro. Os resultados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
O atual patamar de desemprego do Brasil é o menor desde julho de 2015, quando a taxa fechou em 8,7%.
Também de acordo com a Austin Rating, o Brasil tem a quarta menor inflação do G20 em 2022. No acumulado de janeiro a setembro, o país registrou taxa de pouco mais de 4%, porcentual apenas maior que o do Japão (quase 3%), o da Arábia Saudita (também quase 3%) e o da China (quase 2%).
A maior inflação do G20 é da Argentina, que chegou a aproximadamente 70% no acumulado de janeiro a setembro.
Fonte: Revista Oeste