Nesta terça-feira, 25, o jornalista Augusto Nunes, foi afastado temporariamente pela direção da Jovem Pan, em virtude de cumprimento de decisão do TSE que censura as falas, as opiniões de jornalistas. O afastamento vigora durante esta semana e o profissional da imprensa que foi calado, volta ao programa na próxima semana.
Augusto Nunes, em seu twitter, revelou as razões que levaram à sua suspensão. A Jovem Pan tem informado, da decisão do Tribunal Superior Eleitoral, de limitar as falas dos profissionais da casa. O TSE, contudo, a título de combater "fake news", promoveu "fake news" que dizer que a censura não era censura. Que a emissora impedida de falar, não havia sido censurada. Logo, o jornalista, se sentiu "autorizado" pela corte (que disse que não havia censura) e verbalizou as palavras proibidas pelo Tribunal:
"Autorizado pelo vídeo em que o TSE negou a existência de censura da Jovem Pan, reafirmei no programa de ontem 4 expressões proibidas: ladrão, ex-presidiário, descondenado e amigo de ditadores."
Autorizado pelo vídeo em que o TSE negou a existência de censura da Jovem Pan, reafirmei no programa de ontem 4 expressões proibidas: ladrão, ex-presidiário, descondenado e amigo de ditadores.
— Augusto Nunes (@augustosnunes) October 25, 2022
Colegas de emissora se solidarizaram com o jornalista. Ana Paula Henkel, colega de bancada, em ato de apoio ao agredido em seu direito constitucional de pensar e falar, também se retirou do programa, mencionando, assim como Augusto Nunes, que estaria na Revista Oeste, outro grande veículo de imprensa do pensamento conservador:
A covarde e inconstitucional CENSURA imposta à Jovem Pan pelo TSE amordaçou hoje um dos melhores e mais corretos jornalistas do Brasil. Por isso, tbm não estarei no programa Os Pingos nos Is até segunda que vem. Continuarei dizendo o que penso aqui e nos canais da Revista Oeste. pic.twitter.com/VtBphAVGqE
— Ana Paula Henkel (@AnaPaulaVolei) October 25, 2022
Toda a minha solidariedade eu ao meu amigo e colega Augusto. Mais um guerreiro abatido neste processo de censura em que vive o Brasil. Eles estão conseguindo nos calar... Vamos deixar assim barato? https://t.co/xExoSOfxvP
— Paulo Figueiredo Filho (@realpfigueiredo) October 25, 2022