Tarcísio Gomes de Freitas é eleito governador de São Paulo

Por Trago Verdades em 30/10/2022 às 19:25:30

O ex-ministro do Trabalho e da PrevidĂȘncia TarcĂ­sio Gomes de Freitas (Republicanos) foi eleito o novo governador de São Paulo, com 53,3% dos votos vĂĄlidos. A confirmação da vitória republicana acontece após apuração de 93,3% das urnas eletrônicas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A eleição deste domingo, 30, confirma o protagonismo de TarcĂ­sio de Freitas na disputa ao maior colégio eleitoral do paĂ­s. No primeiro turno, o ex-ministro representou uma virada surpreendente ao garantir o primeiro lugar no Estado, com 35,70% dos votos vĂĄlidos, indo contra as projeções dos principais institutos de pesquisas, que apontavam Haddad como favorito para o PalĂĄcio dos Bandeirantes. Desde a virada nas urnas, TarcĂ­sio se manteve como primeiro colocado em todos os levantamentos seguintes e chegou a liderar com 49% dos votos vĂĄlidos – que excluem brancos e nulos -, uma vantagem de nove pontos percentuais.

A eleição deste domingo também representa uma renovação polĂ­tica para São Paulo. Pela primeira vez em quase 30 anos, o candidato vitorioso não pertence ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), legenda que esteve à frente do Estado paulista desde 1994, quando MĂĄrio Covas foi eleito governador, com 56,12% dos votos. Desde então, outros trĂȘs tucanos se alternaram no poder: Covas foi reeleito para mais um mandato (1999-2002); Geraldo Alckmin (2003-2006); José Serra eleito em primeiro turno (2007-2010); Geraldo Alckmin também em turno Ășnico (2011-2014) e, na eleição seguinte, reeleito para mais um mandato (2015-2018); e João Doria (2019-2021), que renunciou ao cargo para disputar a presidĂȘncia da RepĂșblica no pleito deste ano, deixando o PalĂĄcio dos Bandeirantes com Rodrigo Garcia (PSDB), que governa o Estado até o fim de dezembro, encerrando a dinastia tucana.

Quem é TarcĂ­sio Gomes de Freitas?

Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo, TarcĂ­sio Gomes de Freitas teve como experiĂȘncia mais recente a chefia do Ministério da Infraestrutura, cargo que ocupou até 31 de março deste ano. No entanto, uma rĂĄpida anĂĄlise de histórico do candidato republicano mostra contribuições a governos anteriores, inclusive do Partido dos Trabalhadores (PT). Natural do Rio de Janeiro, TarcĂ­sio tem 47 anos e é engenheiro civil formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) com mestrado e engenharia de transportes pela mesma instituição. Sua primeira experiĂȘncia de currĂ­culo foi cargo de engenheiro do Exército, de 2002 a 2008, com destaque para experiĂȘncia de um ano no Haiti, quando chefiou a seção técnica da Companhia de Engenharia de Força de Paz. Anos depois, de 2008 a 2011, foi coordenador-geral de auditoria na CGU, sendo então convidado para integrar a equipe de governo da então presidente Dilma Rousseff (PT), como diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), onde permaneceu até 2015, sendo também diretor geral substituto. TarcĂ­sio de Freitas também tem experiĂȘncia como consultor legislativo da Câmara dos Deputados e como secretĂĄrio de coordenação de projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), responsĂĄvel pelo programa de privatizações, concessões e desestatizações, Ășltimo cargo ocupado antes de assumir a pasta da Infraestrutura, no inĂ­cio do governo Bolsonaro, em janeiro de 2019. Como candidato e agora futuro governador de São Paulo, TarcĂ­sio de Freitas defende como suas principais bandeiras o investimento em tecnologias de segurança; fim do uso de câmeras nos uniformes policiais; polĂ­ticas pĂșblicas voltadas ao emprego e renda; obras; privatizações e programas habitacionais, além da defesa do agronegócio no Estado.

Fonte: Jovem Pan

Comunicar erro

ComentĂĄrios