Lua de sangue: entenda o fenômeno que acontece nesta terça

O fenômeno vai poder ser visto em apenas uma pequena parte do Brasil

Por Trago Verdades em 07/11/2022 às 15:24:26

O último eclipse lunar de 2022 acontece nesta terça-feira (8), conhecido como Lua de Sangue, o fenômeno vai poder ser visto em apenas uma pequena parte do Brasil, mas na internet, é claro, vão ter transmissões que vão mostrar ao vivo o nosso satélite natural com uma beleza única. O nome, apesar de parecer místico (e um tanto macabro), na verdade tem relação com a coloração da Lua; entenda.

Uma Lua de Sangue é o resultado de um eclipse lunar total – quando a Terra está entre o Sol e a Lua. É o eclipse que vai mudar a coloração visível: a mudança ocorre por causa da atmosfera terrestre. Quando os raios de Sol passam por ela, pequenas moléculas que compõem a atmosfera espalham a luz azul, o que dá ao céu a cor azul.

Isso deixa a luz vermelha, refratada, para trás, na sombra. Quando ela recai sobre a lua durante um eclipse total, a coloração vermelha se torna visível. O mesmo efeito é o que torna o nascer e o pôr do sol avermelhados. A cor avermelhada é o motivo do nome.

Na história da humanidade, a Lua de Sangue também foi associada a várias profecias e fenômenos sobrenaturais, o que também ajuda em seu nome macabro. Também existem diferenças de definições, algumas classificações consideram a Lua de Sangue apenas quando há um eclipse lunar total com a Superlua. No entanto, isso não é unanimidade e como todo fenômeno astronômico, é motivo de debate. No caso dessa terça-feira, não há uma superlua, apenas um eclipse.

Como ver a Lua de Sangue, último eclipse lunar de 2022

O espetáculo será plenamente visível apenas no Acre. No restante da região norte, haverá um eclipse parcial (aquele em que apenas parte da Lua é coberta pela umbra). Mas, para quem estiver em qualquer outra localidade e quiser acompanhar o evento, estão programadas algumas transmissões ao vivo pela internet.

De acordo com o site Space.com, o eclipse começará às 5h10 da manhã (pelo horário de Brasília) e deve terminar por volta de 1h30min depois. Por ser um eclipse lunar total, já que o nosso satélite ficará totalmente tomado pela sombra da Terra (que estará entre ela e o Sol), o evento também é conhecido como "Lua de Sangue".

O canal do portal Time and Date no YouTube vai iniciar a live às 6h. Segundo a descrição do vídeo, a transmissão vai contar com "animações em tempo real, mapas, notícias climáticas e muito mais". Haverá também uma transmissão comentada em tempo real no canal do Observatório Nacional, começando às 5h30.


Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro

Comentários