Meteorologistas apontam que a partir de quarta-feira (9) o tempo aberto no Brasil será predominante. As chuvas serão mais frequentes nas áreas ao norte do país, diferentemente do início da semana que foi marcada por tempestades centralizadas na metade norte em alguns pontos isolados da metade sul do território brasileiro.
Segundo o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, em declaração para a revista Globo Rural, "a semana será de tempo predominantemente aberto na metade sul, exceto nos litorais brasileiros". Ele complementa "a previsão ao dizer que a chuva ficará mais ao norte, devido ao enfraquecimento da massa de ar polar, que acontecerá a partir de quarta-feira (9), e que provocará a dispersão das chuvas pelo território".
Ainda não há previsão de quando – ou se – as temperaturas baixas sentidas em algumas regiões do Brasil nesta semana vão voltar. Na própria quarta-feira (9), assim que a massa de ar polar se enfraquecer, corredores de umidade voltarão se formar sobre a região central do país.
De acordo com a previsão, a tendência é que no fim da semana novas frentes frias avancem sobre a região central e levem chuvas ao Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Em contrapartida, o agrometeorologista afirma que o tempo continuará firme e com pouquíssimas chuvas no Rio Grande do Sul.
Para que as pessoas possam se programar, na semana que vem, de acordo com a Rural Clima, empresa de consultoria especializada em serviços de previsões agrometeorológicas com atuação no mercado nacional e internacional, a chuva retornará com mais regularidade e de forma generalizada para o Sul do Brasil.
Fonte: Olhar Digital