A indústria automobilística tem apostado cada vez mais em veículos que não dependem de combustíveis fósseis. No Brasil, o mercado de veículos eletrificados pode fechar 2022 com crescimento de 25% a 31% em vendas em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Carros Elétricos (ABVE).
Para atender esse salto na demanda, a startup Arrow Mobility, de Caxias do Sul (RS), criou a primeira van de entregas totalmente elétrica do país.
Chamada de Arrow One, o veículo foi projetado no Brasil e está sendo apresentada pela empresa na Fenatran. Considerada a maior feira de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, o evento ocorre em São Paulo e termina nesta sexta-feira (11).
Além de não emitir CO?, o modelo tem capacidade para carregar até 16,5 m³ de mercadoria e leva, segundo a fabricante, menos de 3 horas para carregar. A autonomia, por sua vez, é estimada em 270 km.
Um recurso interessante é uma espécie de gaveta que permite acomodar os pacotes fora da van. "Quando o veículo chega ao centro de distribuição, o dispositivo é colocado inteiro dentro da van, que sai imediatamente para a entrega. Otimiza tempo e mão de obra", explica Julio Balbinot, head de Estratégia e Marketing e sócio da Arrow Mobility.
O modelo também conta com um aplicativo inteligente que analisa rotas preferenciais de trânsito, tempo de viagem e envia até mensagens para os clientes avisando sobre possíveis atrasos na entrega.
Com cara mais minimalista, a van foi pensada para facilitar a saída e entrada do motorista, o que também contribui para otimizar as entregas. O para-brisa também é bem amplo e o condutor fica posicionado mais à frente no veículo, melhorando o seu campo de visão da pista e, por consequência, aumentando a sua segurança e a dos pedestres.
No fim, ainda com pouco incentivo fiscal, os carros elétricos são mais caros que os modelos a combustão por aqui, porém a economia no longo prazo pode compensar o investimento inicial mais alto.
"Com todas as tecnologias da Arrow One, o ganho de produtividade é de cerca de 50%, com um custo energético 80% menor se comparado a um veículo tradicional. Para cada 1 real gasto com diesel, o veículo elétrico gasta apenas 0,16 centavos", acrescenta Julio.
As primeiras unidades reservadas serão entregues ao longo do primeiro semestre de 2023.
Fonte: Olhar Digital